Abi-Ackel Advogados Associados reduz emissão de gases de efeito estufa
Em parceria com a Ambipar, o escritório reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação.
Da Redação
quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Atualizado às 17:40
Em 2024, o Abi-Ackel Advogados Associados, ciente dos problemas climáticos e assumindo sua responsabilidade socioambiental, dá mais um passo importante em sua agenda de sustentabilidade com a elaboração do seu segundo inventário de GEE - gases de efeito estufa. Essa iniciativa visa aprofundar o conhecimento sobre o perfil de emissões do escritório e aprimorar as estratégias de mitigação desses gases, reforçando o compromisso do Abi-Ackel com a agenda ESG - Environmental, Social, and Governance no setor jurídico.
O programa Abi+Sustentável, que guia as ações estratégicas da banca no tema, é uma demonstração clara do compromisso genuíno do Abi-Ackel com o meio ambiente, refletido na meta de reduzir as emissões de GEE do escritório em 20% até 2030, aumentar a conscientização das pessoas sobre as mudanças climáticas e a importância da gestão dessas emissões, além de desenvolver uma cultura de sustentabilidade no ambiente de trabalho, abrangendo desde as compras até o consumo.
Buscando cumprir seu compromisso, o escritório promove uma cultura de sustentabilidade profundamente integrada ao seu dia a dia. Na cadeia de suprimentos, foca na redução de emissões, investindo em eficiência energética e no consumo responsável. Além disso, adota políticas de conscientização e redução de consumo e, em parceria com empresas do setor, realiza a destinação adequada de resíduos, por meio da coleta seletiva e do descarte correto de materiais eletrônicos e papéis.
Para Loyanna Menezes, CEO do escritório, a busca constante por novas iniciativas e práticas sustentáveis solidifica a posição do Abi-Ackel como um agente de mudança positiva na sociedade. Assim, complementando essas ações, desde 2021 o escritório investe voluntariamente na elaboração do inventário de GEE.
Por meio de um rigoroso processo de cálculo, seguindo as metodologias do GHG Protocol e da ISO 14.064, o Abi-Ackel assegura a compensação das emissões nos escopos 1, 2 e 3, cobrindo desde o deslocamento dos colaboradores até a gestão de resíduos. O inventário de emissões de GEE é essencial para quantificar as emissões de carbono geradas nas atividades do escritório, permitindo a adoção de compromissos voluntários de redução de emissões para combater a crise climática e manter o aquecimento global abaixo de 1,5°C, conforme o Acordo de Paris.
Suas emissões de CO2 são neutralizadas por meio da aquisição de créditos de carbono provenientes de um projeto de preservação da Floresta Amazônica no Pará, inicialmente em parceria com a Way Carbon e, atualmente, com a Ambipar, empresa eleita quatro vezes a melhor desenvolvedora de projetos de carbono florestal do mundo. A aquisição dos créditos foi realizada por meio da plataforma Ambify, especializada em tokenização de créditos de carbono, o que traz maior transparência, rastreabilidade e segurança no mercado de carbono.
Com mais de 600 colaboradores em todo o Brasil, o Abi-Ackel Advogados assume seu papel social e ambiental de forma proativa, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas e o futuro do planeta. "A elaboração do segundo inventário de GEE marca um importante passo nessa jornada, reafirmando o compromisso do escritório em construir um futuro mais verde e equilibrado", afirma Sabrina Teixeira, gestora de comunicação e ESG do escritório.
Paralelamente a essas ações, o Abi-Ackel se destaca no mercado jurídico por seu compromisso contínuo com a excelência e a inovação. Com uma sólida trajetória, o escritório oferece assessoria multidisciplinar em 19 áreas do Direito, com foco especial no Direito Empresarial e operações estruturadas. Através de uma gestão humanizada e investimentos robustos em tecnologia, o Abi-Ackel Advogados proporciona uma atuação diferenciada, sempre comprometido com a sustentabilidade e atento às questões macroambientais.
Ao adotar essas práticas, a banca se posiciona na vanguarda da sustentabilidade, contribuindo para um futuro mais sustentável no setor jurídico e além.