MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRT-24: Casas Bahia deve reintegrar e indenizar funcionária com depressão
Dispensa discriminatória

TRT-24: Casas Bahia deve reintegrar e indenizar funcionária com depressão

Para colegiado, dispensa da trabalhadora durante licença-médica foi discriminatória.

Da Redação

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Atualizado às 17:20

Casas Bahia deve reintegrar, restabelecer plano de saúde e indenizar funcionária com depressão que foi demitida. O TRT da 24ª região manteve a sentença, entendendo que a dispensa fundamentada em abandono de emprego, na realidade, foi discriminatória. 

A funcionária estava afastada das funções, desde 2015, para tratar depressão moderada. Seu auxílio-doença foi cessado em março de 2022. 

Insatisfeita com o encerramento do benefício, a trabalhadora ajuizou ação, pois continuava incapacitada para o trabalho. 

No entanto, em julho de 2022, a empresa rescindiu o contrato de trabalho sob o fundamento de abandono de emprego.

Segundo as Casas Bahia, a demissão decorreu de ausência de resposta às convocações para retorno ao trabalho. 

Então, a funcionária ajuizou ação trabalhista requerendo a reversão da demissão e a manutenção de seu plano de saúde.

Em 1ª instância, o juízo acolheu o pedido da empregada, verificando que os telegramas da empresa foram enviados para endereço incorreto e não chegaram ao conhecimento da trabalhadora. 

 (Imagem: Danilo Verpa/Folhapress)

Casas Bahia deve reintegrar, restabelecer plano de saúde e indenizar funcionária com depressão que foi demitida.(Imagem: Danilo Verpa/Folhapress)

Ao analisar o recurso da empresa, o relator, desembargador Francisco das Chagas Lima Filho, ressaltou que a empresa tinha pleno conhecimento da condição de saúde da funcionária, além de estar ciente do processo movido contra o INSS. 

Entendeu que a empresa não conseguiu comprovar que a empregada havia abandonado o emprego. Pelo contrário, ficou claro que a dispensa ocorreu durante o período de incapacidade laboral, o que, segundo o desembargador, configura discriminação.

"Comprovado que a trabalhadora, afastada do labor por recomendação médica para tratamento da saúde e com percepção de benefício previdenciário, fato do pleno conhecimento da empresa, além de não comprovado o alegado recebimento pela autora das convocações para o retorno ao trabalho, afigura-se nula a dispensa e do cancelamento do plano de saúde pela empregadora, sendo manifesta a natureza discriminatória do ato empresarial, inclusive, no período em que suspenso o contrato de trabalho face a incapacidade laborativa da trabalhadora. Violação ao que previsto e garantido nos arts. 3º e 5º do Texto Maior e 1º da Lei 9.029/99 com as alterações da Lei 13.146/2015 e Convenção 111 da Organização Internacional do Trabalho - OIT."

A decisão destacou que a dispensa, além de ilegal, foi discriminatória e violou princípios constitucionais de dignidade humana e igualdade. 

Seguindo o entendimento do relator, o tribunal aplicou o Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero, considerando que a trabalhadora, por ser mulher e estar em condição de vulnerabilidade, enfrenta mais dificuldades para assegurar seus direitos.

Assim, além de restabelecer o contrato de trabalho e o plano de saúde, a decisão concedeu à empregada indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil, em razão da gravidade da violação dos seus direitos. 

O tribunal considerou que o cancelamento do plano de saúde no momento em que a trabalhadora mais precisava de atendimento configurava um "ato de desumanidade".

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...