MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Bancária mantém juros reduzidos no financiamento mesmo após demissão
$$$

Bancária mantém juros reduzidos no financiamento mesmo após demissão

Os desembargadores do TRT da 4ª região fundamentaram que o contrato de trabalho não pode ser alterado de forma que prejudique a trabalhadora.

Da Redação

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Atualizado às 09:33

A taxa de juros reduzida em um contrato de financiamento imobiliário, concedida a uma empregada de banco, deve ser mantida mesmo após sua dispensa sem justa causa.

A 3ª turma do TRT da 4ª região fundamentou sua decisão no princípio da inalterabilidade contratual lesiva, que impede mudanças prejudiciais ao trabalhador. A decisão unânime reformou a sentença da 3ª vara do Trabalho de São Leopoldo/RS.

A bancária contratou o financiamento durante o vínculo empregatício, com uma taxa de 6,2% ao ano. Após sua demissão, a taxa foi elevada para 11,7% ao ano. Em primeira instância, a juíza entendeu que a elevação da taxa era válida, pois estava prevista no contrato, negando o pedido de retorno à taxa reduzida e a devolução dos valores pagos a maior.

A trabalhadora recorreu, e o relator do caso no TRT-4, desembargador Ricardo Carvalho Fraga, concluiu que o benefício da taxa reduzida integrava o contrato de trabalho, não podendo ser alterado em desfavor da empregada, com base no artigo 468 da CLT. O relator também destacou que a demissão sem justa causa ocorreu por iniciativa do banco, sujeitando a manutenção da taxa ao arbítrio do empregador, o que fere o artigo 122 do Código Civil.

Assim, a turma acolheu o recurso e determinou que o banco aplique a taxa reduzida de 6,2% ao financiamento, além de devolver as diferenças pagas em função da taxa mais elevada.

Os desembargadores Clóvis Fernando Schuch Santos e Francisco Rossal de Araújo também participaram do julgamento.

 (Imagem: Pexels)

Bancária ganha o direito de permanecer com taxa de juros reduzida no financiamento imobiliário após ser despedida.(Imagem: Pexels)

O tribunal não divulgou o número do processo.

Informações: TRT da 4ª região.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS