MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF confirma suspensão de licitação de iluminação pública de São Paulo
Licitação

STF confirma suspensão de licitação de iluminação pública de São Paulo

Relator, ministro Flávio Dino, alertou para riscos financeiros e urgência de esclarecimentos do TCM/SP.

Da Redação

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Atualizado em 11 de setembro de 2024 13:47

Por unanimidade, a 1ª turma do STF referendou liminar do ministro Flávio Dino que suspendeu procedimentos licitatórios para a modernização da iluminação pública da cidade de São Paulo.

A controvérsia envolve a Concorrência Internacional 001/SES/2015. O TCM/SP emitiu um alerta apontando a ausência de razoabilidade em uma nova contratação no modelo de PPP - parceria público-privada, sugerindo que os procedimentos licitatórios atuais fossem anulados ou corrigidos.

 (Imagem: Alf Ribeiro/Folhapress)

1ª turma do STF suspendeu consórcio para iluminação pública do município de São Paulo.(Imagem: Alf Ribeiro/Folhapress)

Voto do relator

Ministro Flávio Dino, relator da ação, entendeu que a manutenção da licitação poderia resultar em potenciais prejuízos bilionários ao município, caso houvesse necessidade de indenização à concessionária atual. 

Dessa forma, determinou que o município de São Paulo suspendesse qualquer procedimento administrativo relacionado à licitação e à execução do contrato, até que o TCM/SP apresentasse esclarecimentos sobre o alerta emitido.

O ministro ressaltou que a continuidade dos serviços de iluminação pública é essencial para a cidade de São Paulo, o que exige cautela na tomada de decisões que possam afetar sua prestação. 

Veja o voto de Dino.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas