Advogado preso por perseguir ex-namorada tem carteira da OAB suspensa
Suspensão tem validade de 90 dias.
Da Redação
domingo, 8 de setembro de 2024
Atualizado às 16:27
O advogado Paulo Roberto de Aguiar Valente Júnior, preso em julho por suspeita de perseguir, ameaçar e extorquir a ex-namorada, teve o registro profissional suspenso pela OAB/BA.
A suspensão é preventiva, e tem validade de 90 dias. Nesse período, o causídico fica proibido de exercer as atividades da advocacia.
Enquanto isso, o processo aberto contra ele no Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem segue tramitando em sigilo.
O caso
Paulo Roberto foi preso em 26 de junho, em Salvador. Ele é investigado pelos crimes de perseguição, ameaça, extorsão, violência psicológica, difamação e injúria contra uma ex-namorada.
De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito também fazia falsas denúncias anônimas contra a vítima, se identificando como aluno na instituição de ensino em que ela lecionava.
Conforme publicado pelo G1, a professora relatou que os crimes aconteceram entre abril e maio deste ano. Ela contou que recebia ligações e mensagens de 11 números de celulares diferentes, com ameaças de morte. Posteriormente, as ameaças passaram a ocorrer contra familiares e amigos dela.
Ainda de acordo com a mulher, ele enviava áudios de visualização única, e ameaçou seu ex-marido, dizendo que, se ela não retirasse medida protetiva contra ele, mataria o homem.
O delegado Paulo Henrique de Oliveira, responsável pelo caso, disse que o suspeito chegou a comparecer à delegacia de Vitória da Conquista e se passou por advogado da vítima.
Segundo a polícia, o suspeito teria cometido mais de 20 crimes contra a vítima. Ele também tem medida protetiva e outras denúncias de perseguição de outras duas mulheres em Salvador.