Advogada cai em golpe de falso Elon Musk e perde R$ 35 mil em bitcoins
Juíza determinou que as plataformas X Brasil e Telegram Brasil forneçam informações das contas envolvidas para identificar os criminosos.
Da Redação
sexta-feira, 6 de setembro de 2024
Atualizado às 16:26
Uma advogada de São Paulo foi vítima de um golpe que lhe causou prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil após ser enganada por estelionatários que se passaram pelo empresário Elon Musk em redes sociais. A Justiça determinou que as empresas X Brasil e Telegram Brasil forneçam os registros de acesso das contas utilizadas no golpe.
Segundo os autos, o golpista abordou a advogada por meio das contas @EMusk97623 (X Brasil) e @elon_musk6748 (Telegram), prometendo um retorno financeiro elevado caso ela investisse em bitcoin.
De acordo com o colunista Rogério Gentile, do UOL, a vítima transferiu os valores entre 22 de maio e 10 de junho deste ano para um endereço de bitcoin indicado pelo criminoso. Além disso, relatou que o golpista fez uso de recursos de inteligência artificial, como fotos e vídeos em tempo real, para reforçar a credibilidade do golpe.
A juíza Monica Di Stasi, da 3ª vara Cível de São Paulo, determinou em 9 de agosto que as empresas forneçam os registros de acesso das contas sob pena de multa diária, com o objetivo de identificar os responsáveis e permitir à autora buscar reparação pelos prejuízos financeiros.
- Processo: 1090200-90.2024.8.26.0100
Confira aqui a decisão.