MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP: É indevida antecipação de custas em execução contra a Fazenda
Taxa judiciária

TJ/SP: É indevida antecipação de custas em execução contra a Fazenda

Decisão evita onerar exequente antes de eventual ressarcimento pela Fazenda Pública.

Da Redação

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Atualizado às 14:11

Parte não precisa recolher custas ao promover cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública. Assim decidiu a 5ª câmara de Direito Público, ao prover agravo de instrumento de consórcio que ajuizou execução contra o município de São Paulo/SP.

O caso envolve ação de desapropriação contra a capital paulista. Após o trânsito em julgado da sentença que condenou o município, a fase de execução foi iniciada para cobrança do valor de R$ 33.154.396,22. 

Em 1ª instância foi determinado o recolhimento antecipado das custas processuais pelo consórcio, o qual contestou a decisão.

 (Imagem: Freepik)

Desembargador do TJ/SP entendeu que exequente não precisa antecipar custas em execução contra Fazenda Pública.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o recurso, o desembargador Francisco Bianco, destacou a necessidade de interpretação integrada da lei estadual 11.608/03, que, no art. 6º, isenta o município do pagamento de custas processuais. 

"Como se vê, o dispositivo legal acima citado é claro ao isentar os Municípios do recolhimento da Taxa Judiciária, de modo que é descabida a cobrança da referida Taxa. Não faz sentido, no caso dos autos, o recolhimento pela parte exequente e a expectativa de futuro ressarcimento do Ente Público."

Enfatizou que, ao obrigar a parte exequente a recolher a taxa antecipadamente - mesmo com a possibilidade de ressarcimento futuro -, o espírito da norma que garante a isenção da Fazenda Pública ficaria desvirtuado.

Segundo os advogados da banca Espallargas Gonzalez Sampaio Advogados, que atua pelo consórcio, "a decisão inaugura novo entendimento no TJ/SP, que desde a modificação do inciso IV e do §13 do art. 4º da lei estadual 11.608/03 pela lei 17.785/23 - vinha determinando a antecipação do recolhimento das taxas pelos exequente, para posterior reembolso pela Fazenda". 

Veja a decisão.

Espallargas Gonzalez Sampaio Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...