MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Vai à sanção PL que reconhece samba como manifestação cultural
Cultura

Vai à sanção PL que reconhece samba como manifestação cultural

Projeto visa proteger as tradições e práticas associadas a essa manifestação cultural, conforme os preceitos da Constituição.

Da Redação

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Atualizado às 15:02

O Senado aprovou nesta quarta-feira, 4, o PL 5.025/19, que reconhece o samba, seus instrumentos e práticas como expressões da cultura brasileira. Agora, o projeto segue para sanção presidencial, e a nova legislação entrará em vigor na data de sua publicação oficial.

O texto do projeto assegura o reconhecimento, em todo o território nacional, das formas de produção dos instrumentos musicais utilizados no samba, além das tradições e práticas culturais a eles relacionadas.

Os instrumentos contemplados pela futura lei incluem: pandeiro, tantã, cuíca, surdo, tamborim, rebolo, frigideira, timbas e repique de mão, desde que fabricados de acordo com as tradições culturais associadas. A regulamentação dos modos de produção desses instrumentos será definida por decreto do governo federal.

Proposto pela Câmara dos Deputados, o projeto chegou ao Plenário após ser aprovado pela CE - Comissão de Educação e Cultura, sob a relatoria do ex-senador Paulo Rocha, em dezembro de 2021.

 (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Senado aprova PL que reconhece o samba, os instrumentos e suas práticas como manifestações da cultura nacional.(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Cultura nacional

O relatório destaca o artigo 215 da Constituição, que assegura o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura nacional, além de incentivar a valorização e a difusão dessas manifestações.

Também é mencionado o artigo 216, que define o patrimônio cultural brasileiro como os bens materiais e imateriais que remetem à identidade e memória dos diversos grupos formadores da sociedade, incluindo expressões, modos de viver e criações artísticas.

O texto reforça que o Poder Público, com o apoio da comunidade, deve proteger esse patrimônio por meio de inventários, registros, tombamento e outras formas de preservação.

Com informações da Agência Senado.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...