MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Elon Musk cria perfil no X para divulgar decisões sigilosas de Moraes
Alexandre files

Elon Musk cria perfil no X para divulgar decisões sigilosas de Moraes

Na conta 'Alexandre Files', Elon Musk diz que "lancará luz" sobre "abusos cometidos pelo ministro Alexandre de Moraes".

Da Redação

domingo, 1 de setembro de 2024

Atualizado às 07:53

Um dia após ministro Alexandre de Moraes ter determinado a suspensão da rede social X no Brasil, Elon Musk, proprietário da plataforma, criou conta na rede denominada "Alexandre Files", com o objetivo de expor decisões confidenciais do ministro.

Em uma das postagens, o empresário afirma que lançará "luz sobre os abusos cometidos por Alexandre de Moraes em face da lei brasileira".

Em outra publicação, o perfil mencionou como exemplo de "violação frontal da lei brasileira" decisão do ministro que determinou o bloqueio dos perfis do senador Marcos do Val e da filha adolescente do blogueiro Oswaldo Eustáquio, além de outros links.

A ordem de Moraes exigiu a interrupção "imediata, completa e integral" do funcionamento do X, que começou a sair do ar de forma progressiva no país. Na tarde deste sábado, 31, a Anatel comunicou que havia notificado todos os provedores de internet acerca da determinação do ministro.

 (Imagem: Reprodução/X)

Elon Musk afirmou, em nova conta no X, que começará a "lançar luz" acerca dos abusos do ministro Alexandre de Moraes.(Imagem: Reprodução/X)

"Hoje começamos a lançar luz sobre os abusos cometidos por Alexandre de Moraes em face da lei brasileira.

Estamos compartilhando essas ordens porque não há transparência por parte do tribunal, e as pessoas que estão sendo censuradas não dispõem de meios para contestar essas decisões. Nossos próprios recursos foram ignorados.

E agora o povo do Brasil tem seu acesso ao X bloqueado. 

Justiça secreta não é justiça. Hoje, dizemos que isso precisa mudar."

Thread

As determinações de Moraes decorrem de descumprimento de ordens judiciais de bloqueio de perfis investigados no Inq 4.957, entre eles, o do senador Marcos do Val, por suspeita de obstrução à Justiça, participação em organização criminosa e incitação a crime.

Com o descumprimento, Moraes havia aumentado a multa imposta à Musk que passou de R$ 50 mil para R$ 200 mil.

Mesmo assim, o empresário ignorou as ordens e, no último dia 17, anunciou que fecharia o escritório da X no Brasil.

Em razão do encerramento das atividades, Moraes intimou Musk através do perfil do STF, na própria rede social, determinando que o empresário fornecesse o nome do novo representante legal, sob pena de suspensão da plataforma no Brasil.

Em resposta à intimação, Elon Musk publicou mensagem provocativa, alegando que o ministro Alexandre de Moraes "quebrou repetidamente as leis que jurou defender".

Na quinta-feira, 29, o empresário reiterou que não cumpriria as ordens do ministro. Como consequência, na sexta-feira, 30, Moraes determinou a suspensão da rede social em todo o território nacional.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas