MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministra Kátia Arruda frisa competência trabalhista para julgar vínculo de emprego
15º Encontro Anual AASP

Ministra Kátia Arruda frisa competência trabalhista para julgar vínculo de emprego

Ministra do TST destacou que, com a reforma constitucional, a jurisdição trabalhista se consolidou como competente para todas as questões do trabalho.

Da Redação

sábado, 31 de agosto de 2024

Atualizado às 13:23

Diante do desalinho entre STF e TST em decisões recentes com relação a novas formas de trabalho, ministra Katia Arruda, do TST, afirmou, durante o 15º Encontro Anual AASP, a competência da Justiça trabalhista na determinação de vínculos empregatícios.

A ministra ressaltou que, desde a reforma na Constituição Federal, a Justiça do Trabalho é a instância adequada para julgar todas as questões relacionadas ao mundo do trabalho.

Para Kátia Arruda, é importante firmar que cabe à Justiça do Trabalho determinar se há ou não vínculo de emprego.

"Quando se tira a competência, se tira poder", afirmou a ministra, destacando que é necessário diálogo a respeito do tema.

Veja a declaração:

STF x TST

Enquanto a Corte trabalhista, em uma posição mais conservadora, vê pejotização ilícita e reconhece vínculo de emprego entre trabalhadores e empresas de aplicativos, o Supremo se mostra mais liberal diante de novos formatos, derrubando decisões de vínculos de emprego e permitido a terceirização inclusive de atividade-fim.

O evento

Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, em Campos do Jordão/SP, ocorre o 15º Encontro Anual da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo. O evento de três dias reunirá grandes nomes do Direito para debater temas como reforma tributária, reforma do Código Civil, uso de câmeras nos uniformes, entretenimento e redes sociais, Direito Probatório e Direito Público, além de promover diálogos entre advocacia e tribunais.

Acesse a cobertura completa do evento.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas