Samantha Longo explica como ativos estressados podem ser oportunidade
Segundo advogada, profissionais devem conhecer não apenas a legislação imobiliária, mas também o direito recuperacional para assessorarem na aquisição desses ativos.
Da Redação
sexta-feira, 30 de agosto de 2024
Atualizado às 18:15
Durante o 7º Congresso do Ibradim, Samantha Longo, advogada e sócia do Longo Abelha Advogados, destacou o crescente interesse dos investidores na aquisição de ativos estressados, uma área que vem se mostrando promissora para o direito imobiliário.
Anteriormente conhecidos como "ativos podres", esses bens estão ligados a empresas em dificuldades financeiras, como inadimplência, recuperação judicial, extrajudicial ou até falência.
A aquisição desses ativos pode ocorrer por valores significativamente menores do que em condições normais, dada a situação financeira da empresa vendedora.
Por isso, Samantha Longo enfatizou a importância de que advogados imobiliários estejam familiarizados não só com o direito imobiliário, mas também com o direito recuperacional e falimentar, para assessorar seus clientes na compra segura desses bens.
Riscos e cuidados
Um dos principais desafios na aquisição de ativos estressados é garantir que o comprador não herde as dívidas e ônus que pesam sobre o imóvel.
Uma estratégia para evitar esse risco é realizar a compra no âmbito de um processo de recuperação judicial ou falência, seguindo as regras estabelecidas pela legislação. Por exemplo, em um leilão judicial, se todas as normas forem cumpridas, o ativo pode ser adquirido sem que as dívidas do antigo proprietário, como IPTU, sejam transferidas ao novo dono, afirmou a advogada.
Ela ainda ressalta a importância da due diligence, um processo de investigação e auditoria realizado antes de uma transação, como a compra de um ativo ou empresa, visando avaliar os riscos e as oportunidades.
Segundo Samantha, a due diligence permite identificar os riscos envolvidos, entender o estágio em que se encontra o processo e elaborar estratégias criativas e seguras para a aquisição do ativo.
Veja a entrevista:
Inovação e confraternização
Samantha também elogiou o ambiente inovador e acolhedor do congresso.
"Os congressos do Ibradim são sempre uma explosão de inovação, de tecnologia, de pertencimento. É muito bom estar aqui. São mil pessoas [...] que congregam, que trocam ideias, que falam sobre temas muito inovadores."
Confira a fala:
O evento
O 7º Congresso Ibradim acontece no CCS - Centro de Convenções Salvador, em Salvador nos dias 29 e 30 agosto. São dois dias de imersão nos temas mais atuais e relevantes do Direito Imobiliário, abordados por profissionais renomados do mercado. O evento conta ainda com outros espaços destinados a atividades complementares, networking e confraternização.