MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Bernardo Chezzi elogia avanço da extrajudicialização imobiliária
7º Congresso Ibradim

Bernardo Chezzi elogia avanço da extrajudicialização imobiliária

Fundador do Ibradim observou que novas legislações e digitalização tornaram serviços mais ágeis e acessíveis.

Da Redação

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Atualizado às 15:58

Em entrevista ao Migalhas, no 7º Congresso Ibradim, o advogado e fundador do Instituto, Bernardo Chezzi destacou as profundas transformações pelas quais o Direito Imobiliário tem passado, principalmente no âmbito dos serviços extrajudiciais. 

Segundo Bernardo, as mudanças impulsionadas por novas legislações têm modernizado o sistema, tornando-o mais ágil e acessível a advogados, empresas e cidadãos.

Ele enfatizou que a digitalização completa dos serviços cartorários é uma das principais conquistas desse processo de modernização. Leis como a 14.382, a 14.711 e a 14.620 puderam estabelecer marco normativo que permite a operação de serviços imobiliários de maneira totalmente digital.

"Isso é extremamente benéfico para o usuário do serviço, para as empresas, cidadãos e ao advogado, que consegue ter uma instrumentabilidade do seu serviço de maneira efetiva, imediata, sem necessitar ir presencialmente ao cartório, sem precisar sequer de um escritório físico", ressaltou.

Veja a entrevista:

Regularização extrajudicial

Bernardo também destacou a extrajudicialização dos processos de regularização de propriedades no Brasil.

Segundo o advogado, procedimentos como a regularização fundiária urbana, a usucapião extrajudicial e a adjudicação compulsória extrajudicial não proporcionam apenas uma alternativa mais rápida e eficiente ao Judiciário, mas também criam novas oportunidades para a advocacia, especialmente para jovens advogados que buscam diversificar suas carteiras de serviços.

"Mais de 50% dos imóveis no Brasil são irregulares, então tem muito campo para o advogado atuar na regularização de imóveis", lembrou.

Além disso, o fundador do Ibradim observou que o setor imobiliário está em franca expansão, com recordes em financiamentos e lançamentos nos últimos anos.

Nesse cenário, a modernização do sistema extrajudicial e a extrajudicialização de processos são vistas como oportunidades promissoras, capazes de dinamizar o mercado imobiliário e democratizar o acesso à Justiça no Brasil.

O evento

O 7º Congresso Ibradim acontece no CCS - Centro de Convenções Salvador, em Salvador nos dias 29 e 30 agosto. São dois dias de imersão nos temas mais atuais e relevantes do Direito Imobiliário, abordados por profissionais renomados do mercado. O evento conta ainda com outros espaços destinados a atividades complementares, networking e confraternização.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas