MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. IA desafia Justiça Eleitoral a ponderar liberdades, diz Marcio Kayatt
15º Encontro Anual da AASP

IA desafia Justiça Eleitoral a ponderar liberdades, diz Marcio Kayatt

Para juiz do TRE/SP, Justiça Eleitoral deve garantir que IA sirva à democracia sem comprometer direitos dos eleitores.

Da Redação

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Atualizado às 13:31

A tecnologia avança a passos largos e a IA - inteligência artificial emerge como tema central, também, nas eleições. Em entrevista ao Migalhas durante o 15º Encontro Anual da AASP, o ex-presidente da associação e juiz do TRE/SP, Marcio Kayatt, destacou a complexidade que envolve a utilização dessa tecnologia no período eleitoral.

Para o magistrado, a IA não é um problema ou uma solução exclusiva para as eleições, mas sim um desafio universal. "A inteligência artificial hoje é um desafio para todos", afirmou.

Ele enfatizou que essa questão não afeta apenas o Poder Judiciário e a advocacia, mas também a própria integridade das eleições.

Segundo Kayatt, a Justiça Eleitoral enfrenta o desafio de equilibrar a implementação da IA com a proteção da privacidade dos eleitores.

Ele alertou para os riscos de a inteligência artificial violar a privacidade e interferir na capacidade do eleitor de exercer livremente o seu direito de voto.

"A Justiça Eleitoral vai ter um grande desafio, que é ponderar a liberdade de expressão de um lado e a violação da liberdade do eleitor do outro", observou.

 Confira a entrevista:

O evento

Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, em Campos do Jordão/SP, ocorre o 15º Encontro Anual da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo. O evento de três dias reunirá grandes nomes do Direito para debater temas como reforma tributária, reforma do Código Civil, uso de câmeras nos uniformes, entretenimento e redes sociais, Direito Probatório e Direito Público, além de promover diálogos entre advocacia e tribunais.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas