MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/MA afasta magistrados investigados na operação 18 Minutos
Indícios de crime

TJ/MA afasta magistrados investigados na operação 18 Minutos

Operação apura indícios de corrupção e lavagem na Justiça do Maranhão.

Da Redação

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Atualizado às 09:03

O presidente do TJ/MA, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, decidiu afastar, na tarde desta quinta-feira, 15, cinco magistrados investigados na operação 18 Minutos, que apura os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Corte.

Estão entre eles três desembargadores:

  • Antônio Pacheco Guerreiro Júnior
  • Luiz Gonzaga Almeida Filho
  • Nelma Celeste Sousa Silva Sarney Costa 

E dois juízes:

  • Cristiano Simas de Sousa 
  • Alice de Sousa Rocha

O prazo de afastamento é de um ano. As decisões foram publicadas no Diário da Justiça Eletrônico, edição 151/24.

O Tribunal também exonerou uma assessora técnica, Zely Brown Maia, lotada no gabinete da desembargadora Nelma Sarney (que já estava afastada em outro processo).

 (Imagem: Reprodução / TJ/MA)

TJ/MA afasta magistrados investigados em operação 18 Minutos.(Imagem: Reprodução / TJ/MA)

Providências

Na quarta-feira, o corregedor nacional, ministro Luis Felipe Salomão, instaurou pedido de providências no qual determinou que o TJ/MA informe quais medidas internas foram adotadas a partir da operação 18 minutos.

Em nota, o TJ/MA informou que, na quarta-feira, 14, deu cumprimento às determinações administrativas do STJ na operação: afastou magistrados, exonerou servidores, proibiu acesso às dependências do Judiciário e cancelou o acesso a sistemas.

Leia a íntegra:

"O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) comunica que, ao longo desta quarta-feira (14/8), deu cumprimento às determinações administrativas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) dirigidas à instituição, decorrentes da "Operação 18 minutos", realizada pela Polícia Federal, que incluem afastamento de magistrados(as); exoneração de servidores(as); proibição de acesso às dependências do Poder Judiciário; cancelamento de acesso a sistemas, entre outras.

No final da tarde, o TJMA comunicou e comprovou ao STJ sobre o cumprimento da decisão proferida pelo relator, ministro João Otávio de Noronha, no que cabia à administração.

O Tribunal de Justiça reafirma seu compromisso com os princípios de transparência e probidade administrativa, e seguirá colaborando com a operação no que for cabível.

Atenciosamente,

ASCOM"

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...