MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça Federal tem implementação de pix para depósitos judicias
Caixa

Justiça Federal tem implementação de pix para depósitos judicias

Caixa Econômica Federal implementou novas opções de pagamento para depósitos judiciais, incluindo pix e QR Code. A medida, solicitada pela OAB, promete desburocratizar processos e facilitar o acesso aos serviços financeiros.

Da Redação

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Atualizado às 17:32

Em resposta a uma solicitação da OAB, a Caixa Econômica Federal implementou medida que promete trazer mais agilidade aos advogados que atuam em processos na Justiça Federal. A partir de agora, os profissionais podem realizar depósitos judiciais utilizando opções de pagamento como QR Code e pix. Essa modernização abrange saques de alvarás, RPVs e precatórios, atendendo às demandas por rapidez e eficiência.

A opção de pagamento via pix está disponível para depósitos nas operações 005 (decreto 1.737/79 e 9.289/96) e nas operações 635 e 280, que se referem a depósitos tributários e previdenciários (lei 9.703/98 e 12.099/09). Para realizar o depósito, basta acessar o site novodepositojudicial.caixa.gov.br.

 (Imagem: Adriana Toffetti/Ato Press/Folhapress)

Caixa passa a permitir pagamentos de depósitos judiciais da Justiça Federal via pix.(Imagem: Adriana Toffetti/Ato Press/Folhapress)

Caso o acesso seja feito pela página inicial da Caixa, o depositante deve seguir os seguintes passos: clicar em "Poder Público", na parte superior do site; selecionar "Serviços para o Judiciário"; e, por fim, clicar em "Depósitos Justiça Federal".

Ao final do processo, o depositante poderá gerar um QR Code para pagamento em qualquer instituição bancária. O código gerado terá validade até às 23h59 do dia da emissão.

O serviço estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Inicialmente, a opção está disponível apenas para a Justiça Federal, mas a Caixa pretende expandir o serviço para as demais esferas da Justiça em breve.

Em abril deste ano, durante o Colégio de Presidentes de Seccionais, foi aprovado o encaminhamento de uma proposta ao CNJ para uniformizar o uso do pix judicial em todos os tribunais do país.

A iniciativa visa desburocratizar e facilitar os processos, além de melhorar o acesso dos profissionais da área aos serviços financeiros.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas