MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Projeto de lei quer obrigar divulgação de fila de espera do SUS
Transparência

Projeto de lei quer obrigar divulgação de fila de espera do SUS

Objetivo é promover maior transparência e controle social sobre o atendimento médico.

Da Redação

sábado, 17 de agosto de 2024

Atualizado em 15 de agosto de 2024 10:51

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados busca trazer mais transparência para as filas de espera do SUS. O PL 2.579/24, de autoria do deputado Marx Beltrão, propõe a obrigatoriedade da divulgação online da lista de pacientes que aguardam por procedimentos médicos.

De acordo com o texto da proposta, as informações sobre as filas, gerenciadas pelas centrais de regulação do SUS, deverão ser disponibilizadas publicamente, incluindo dados dos pacientes e dos procedimentos a serem realizados.

A identificação dos pacientes, no entanto, será feita de forma a preservar a privacidade, utilizando o número do CNS ou o protocolo de atendimento.

 (Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Câmara analisa PL que obriga o SUS a divulgar on-line listas de espera para atendimento.(Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O deputado Beltrão argumenta que a medida visa a dar mais publicidade e transparência ao funcionamento do sistema de regulação de vagas do SUS, que direciona os pacientes para as unidades de saúde conforme a necessidade de cada caso.

"A regulação direciona pacientes atendidos pelo SUS desde a atenção primária, ambulatorial até a assistência hospitalar", explica o parlamentar. Para ele, a divulgação online das listas de espera permitirá o "controle e acompanhamento social" do processo.

O projeto de lei também define que as listas de espera deverão ser detalhadas por modalidade de procedimento, como consultas, exames, cirurgias e terapias, incluindo as justificativas médicas para cada caso.

Além disso, a proposta prevê a divulgação da data e horário agendados para o atendimento, a posição do paciente na fila, o grau de risco do paciente com a justificativa médica correspondente, e a relação dos pacientes já atendidos.

A proposta legislativa está em fase inicial de tramitação e será analisada pelas comissões de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. Caso seja aprovada, seguirá para análise do Senado Federal.

Com informações do Senado.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas