MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. André Lemos Jorge assume presidência do Conselho Nacional de Educação
Novo presidente

André Lemos Jorge assume presidência do Conselho Nacional de Educação

Agora presidente do CNE, Jorge atua como conselheiro desde 2021.

Da Redação

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Atualizado às 18:46

Nesta terça-feira, 13, André Guilherme Lemos Jorge assumiu a presidência do CNE - Conselho Nacional de Educação.

Conselheiro desde 2021, Jorge foi designado pelo então ministro da Educação para integrar a Conaes - Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, como representante de "notório saber científico, filosófico e artístico". 

Em outubro de 2023, Jorge foi eleito presidente da comissão, e, nesta terça-feira, assumiu a presidência do CNE.

 (Imagem: Reprodução)

Conselheiro André Lemos Jorge assume presidência do CNE - Conselho Nacional de Educação.(Imagem: Reprodução)

CNE

O CNE - Conselho Nacional de Educação é um órgão colegiado vinculado ao ministério da Educação, responsável por assessorar o governo na formulação e avaliação de políticas educacionais em todos os níveis de ensino, desde a educação básica até a superior.

Também tem a função de estabelecer diretrizes curriculares, normatizar procedimentos educacionais e garantir a qualidade do ensino no país. Suas decisões e pareceres influenciam diretamente a legislação educacional e a implementação de políticas públicas na área da educação.

Quem é André Lemos Jorge?

Advogado formado pela PUC/SP, atuou como juiz titular do TRE/SP (2014 a 2016) e tem ampla formação acadêmica, com mestrado em Direito Constitucional e doutorado em Direito do Estado pela PUC/SP, além de pós-graduação em Direito Penal.

Foi membro do CTC da CAPES de 2005 a 2008, diretor de pesquisa e pós-graduação do Complexo FMU/FIAM-FAAM de 2008 a 2010, e dirigiu o mestrado e doutorado em Direito na UNINOVE de 2017 a 2021. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas