MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sócios do Andrade Maia Advogados lançam obra sobre Direito Tributário
Lançamento

Sócios do Andrade Maia Advogados lançam obra sobre Direito Tributário

Na nova obra, os autores buscam explicar os efeitos concretos da constitucionalização do princípio da cooperação tributária e sua aplicação prática imediata.

Da Redação

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Atualizado às 19:53

O início de agosto marca o lançamento do livro "Princípio da Cooperação Tributária, primeiro efeito concreto: Vetor Hermenêutico", de autoria dos advogados Fabio Brun Goldschmidt, sócio-fundador e administrador do Andrade Maia Advogados; Leonardo Aguirra de Andrade e Carlos Bastide Horbach, também sócios do escritório. Em 82 páginas, o livro dá sequência ao trabalho iniciado pelos autores na obra "Por um Princípio da Cooperação Tributária - contribuições para o acolhimento de um novo princípio fiscal", lançado no primeiro semestre de 2023 e que propunha o acolhimento acadêmico de um princípio constitucional implícito. Porém, a importância e atualidade do tema redundaram na sua inserção expressa no texto da Constituição Federal, como um princípio geral do sistema tributário.

"Propusemos no primeiro livro a introdução de um princípio da cooperação no Direito Tributário brasileiro, capaz de orientar a produção de normas materiais, processuais e sancionatórias, em todos os níveis, com vistas a conciliar interesses dos envolvidos e propiciar benefícios mútuos derivados da integração cooperativa. Nunca imaginamos que a ideia seria tão bem recebida pelo Congresso Nacional e que uma simples proposição acadêmica se tornaria uma garantia constitucional geral e explícita", comenta Fabio.

Agora, em sua nova obra, os autores se dedicam em explicar quais são os efeitos concretos da constitucionalização do princípio da cooperação tributária e qual a sua aplicação prática imediata, endereçando o tema sob o viés hermenêutico da garantia constitucional - e de sua eficácia imediata - independentemente de qualquer regulação posterior.

"Procuramos explorar quais são esses efeitos concretos e as derivações, as consequências que se pode extrair da positivação do princípio da cooperação tributária na Constituição Federal. Destacar como essa mudança impacta diretamente as relações entre o fisco e os contribuintes, promovendo um ambiente mais colaborativo e menos litigioso", explica Fabio.

O livro poderá ser adquirido pelo site da Amazon.

Sobre os autores:

Fabio Brun Goldschmidt é mestre em Direito Tributário pela USP, doutor em Direitos do Contribuinte pela Universidade de Salamanca e especialista em Administração de Empresas pela FGV. Formado pela UFRGS, é autor de três livros: "O Princípio do Não confisco em Direito Tributário", "Teoria da Proibição de Bis in Idem no Direito Tributário" e "Sancionador Tributário e Princípio da Cooperação no Direito Tributário". É advogado atuante, sócio-administrador do Andrade Maia Advogados, onde fundou e coordena a área tributária. Foi conselheiro titular do CARF.

Leonardo Aguirra de Andrade é pós-doutorado, doutor e mestre em Direito Tributário pela USP, além de mestre (LLM) em Direito Tributário Internacional na Georgetown University Law Center. É professor do programa de mestrado profissional em Direito Tributário Internacional e Desenvolvimento do IBDT e professor de Direito Tributário na FIPECAFI. É sócio no Andrade Maia Advogados.

Carlos Bastide Horbach é mestre em Direito do Estado e Teoria do Direito pela UFRGS e doutor em Direito do Estado pela USP. É professor de Direito Constitucional na graduação, mestrado e doutorado na Faculdade de Direito da USP, além de professor em diversas especializações. Autor de quatro livros, entre eles "Teoria das Nulidades do Ato Administrativo" e "Memória Jurisprudencial: Ministro Pedro Lessa", e sócio no Andrade Maia.

 (Imagem: Reprodução/atualidadepolitica.com.br)

Fabio Brun Goldschmidt com o livro "Princípio da Cooperação Tributária, primeiro efeito concreto: Vetor Hermenêutico".(Imagem: Reprodução/atualidadepolitica.com.br)

Andrade Maia Advogados