MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ex-funcionário de casa de swing receberá insalubridade em grau máximo
Trabalhista

Ex-funcionário de casa de swing receberá insalubridade em grau máximo

Magistrado entendeu que fornecimento e uso de EPIs não foram provados pelo empregador.

Da Redação

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Atualizado às 17:36

Ex-funcionário de casa de swing tem direito à adicional de insalubridade em grau máximo. Assim decidiu o juiz do Trabalho Samuel Batista de Sá, da 39ª vara do Trabalho de São Paulo/SP, ao acolher integralmente o laudo pericial.

No caso, o trabalhador ajuizou ação contra a ex-empregadora postulando diversos direitos, entre eles, o pagamento de adicional de insalubridade. 

 (Imagem: AdobeStock)

Magistrado concedeu adicional de insalubridade em grau máximo a ex-funcionário de casa de swing.(Imagem: AdobeStock)

A perícia constatou que o ex-funcionário trabalhava em condições insalubres devido à exposição a agentes biológicos (limpeza de banheiros e coleta de lixo) e químicos (uso de produtos de limpeza como hipoclorito de sódio). 

Apesar das alegações da empresa de que fornecia EPIs - equipamentos de proteção individual, não foram apresentados documentos que comprovassem a entrega e uso adequado dos equipamentos. 

Assim, o magistrado acolheu integralmente o laudo peridiscal, deferindo o pagamento de adicional de insalubridade em grau máximo (40%) sobre o salário mínimo, com repercussões nas verbas rescisórias e demais direitos trabalhistas.

"Registro que o expert detém conhecimentos técnicos especializados que lhe atribuem a necessária capacidade para atestar a existência da insalubridade. 

O laudo pericial é integralmente acolhido por esse Juízo, eis que completo e satisfatória a análise realizada, não prosperando as impugnações realizadas pela reclamada. 

Assim, consideradas as ponderações da perícia realizada inclusive no que tange à utilização de equipamentos de proteção, defiro o pagamento do adicional de insalubridade, em grau máximo (40%), sobre o salário mínimo durante toda a contratualidade, com repercussões em aviso prévio, verbas rescisórias, férias + 1/3, 13º salário e FGTS com multa de 40%."

O advogado Emerson da Silva, do escritório de advocacia Emerson & Silva, atua pelo trabalhador. 

O caso tramita sob segredo de justiça.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...