MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Seguro-desemprego: Prescrição inicia após ciência do pedido administrativo
Tese | TNU

Seguro-desemprego: Prescrição inicia após ciência do pedido administrativo

Colegiado considerou que a notificação do trabalhador é um direito assegurado pelos atos normativos que regulamentam o seguro-desemprego.

Da Redação

sábado, 3 de agosto de 2024

Atualizado às 20:57

Por maioria, a TNU - Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais estabeleceu que o prazo de prescrição quinquenal para ações de seguro-desemprego começa na data da ciência do indeferimento administrativo.

Confira a tese (Tema 356):

"O termo inicial da prescrição quinquenal para ajuizamento de demanda em que se postula o benefício de seguro-desemprego é a data da ciência do indeferimento administrativo."

Entenda

O pedido de uniformização foi interposto por dois trabalhadores contra acórdão da 4ª turma recursal da seção judiciária de Minas Gerais, que havia entendido que a contagem do prazo prescricional deveria iniciar-se a partir da data da demissão, ficando suspenso durante a apreciação do requerimento administrativo, conforme a súmula 74/TNU.

Os requerentes argumentaram que a decisão estava em desacordo com a 14ª turma recursal da seção judiciária de São Paulo, que determinava que a contagem do prazo prescricional deveria começar a partir da data do requerimento administrativo, e não da data do encerramento do vínculo empregatício.

 (Imagem: Freepik)

Prescrição do seguro-desemprego começa após ciência do indeferimento.(Imagem: Freepik)

Voto condutor

Em voto divergente, o juiz Federal Neian Milhomem Cruz ressaltou que, de acordo com o art. 1º do decreto 20.910/32, as dívidas passivas da União, dos estados e dos municípios prescrevem em cinco anos contados da data do ato do qual se originarem. 

Na análise do magistrado, deve-se aplicar a teoria subjetiva da actio nata, considerando que a notificação do trabalhador é um direito garantido nos atos normativos que regulamentam o seguro-desemprego.

Ele sustentou que, conforme a orientação jurisprudencial pacificada, o termo inicial da prescrição quinquenal deve ser a data em que o administrado toma ciência do indeferimento formal do direito pleiteado na esfera administrativa.

O colegiado, por maioria, acompanhou o entendimento.

Voto do relator

Restou vencido o relator, juiz federal Leonardo Augusto de Almeida Aguiar, que defendeu que a contagem do prazo prescricional para postular judicialmente deveria iniciar-se na data do indeferimento administrativo, e não no término do vínculo empregatício.

  • Processos: 1004829-11.2021.4.01.3814 e 1031854-41.2021.4.01.380

As informações são do Conselho da Justiça Federal.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...