Livro sobre Juscelino Kubitschek é lançado no Senado
Da Redação
quinta-feira, 28 de junho de 2007
Atualizado às 09:18
Lançamento
Livro sobre Juscelino Kubitschek é lançado no Senado
O jornalista Luiz Edmundo Continentino Porto lançou ontem o livro intitulado JK Segundo a CIA e o SNI, em que o autor relembra fatos políticos vividos pelo ex-presidente desde a tentativa de impedir sua candidatura até a edição do Ato Institucional nº 5, em 1968, por meio do qual o governo militar suspendeu as garantias democráticas vigentes no país, inclusive com o fechamento do Congresso por quase um ano e a cassação de parlamentares.
A obra foi lançada na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, por iniciativa do senador Paulo Duque - PMDB/RJ. Os fatos narrados no livro tem como base documentos produzidos pelo Serviço Nacional de Informações - SNI, extinto no governo do ex-presidente Fernando Collor, e pela CIA.
"Levei cinco anos pesquisando e elaborando o material que consegui após me cadastrar na CIA através da embaixada americana e, mesmo assim, algumas informações me foram negadas", disse Porto, que recebeu 200 informes da agência norte-americana com fotos, mapas e gráficos sobre as Forças Armadas e o Partido Comunista Brasileiro.
No lançamento da publicação, Paulo Duque destacou a atuação profissional de Porto, saudando a dedicação do jornalista na elaboração da obra.
____________________