MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Dino aponta paradoxo entre falas de Paulo Guedes e "PEC Kamikaze"
Supremo | Sessão

Dino aponta paradoxo entre falas de Paulo Guedes e "PEC Kamikaze"

Segundo Flávio Dino, justificativa de crise para aprovação da PEC não foi compatível com discurso positivo do então ministro da Economia.

Da Redação

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Atualizado às 18:44

Nesta quinta-feira, 1º, durante sessão plenária do STF que julga a validade da EC 123, também conhecida como "PEC Kamikaze", ministro Flávio Dino criticou o fundamento de estado de emergência, utilizado para a aprovação da emenda, quando, à época, declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, indicavam que economia brasileira estaria "decolando".

Veja o momento:

No caso, a EC 123 ampliou benefícios sociais durante o período de alta dos biocombustíveis na pandemia de covid-19. O Partido Novo questionou, no STF, a constitucionalidade da medida, que foi proposta em um período próximo às eleições de 2022.

Ao votar pela inconstitucionalidade da EC, ministro Flávio Dino destacou a aplicação da teoria dos motivos determinantes, argumentando que os motivos apresentados para a adoção da PEC não encontravam respaldo empírico.

O que é a teoria dos motivos determinantes?
Trata-se de princípio do direito administrativo segundo o qual atos administrativos devem ser fundamentados por motivos verdadeiros e legítimos, explicitados na sua motivação. Assim, se a administração pública declara determinados motivos como justificativa para a prática de um ato, eles passam a vincular a validade do ato. 

Durante sua fala, Dino citou declarações do então ministro da Economia, Paulo Guedes, para ilustrar a dissonância entre as alegações de emergência e a situação econômica do país naquele período.

O ministro sublinhou que, em múltiplas ocasiões ao longo de 2022, Paulo Guedes fez previsões otimistas a respeito do crescimento econômico do Brasil, mencionando taxas de crescimento de 3% a 4%. Guedes chegou a afirmar que o crescimento do país seria maior do que o dos membros do G7.

"Guedes vê a economia acima de 2,5% em 2022 e o Banco Central já fala em 3%"; Pela primeira vez em 42 anos, Brasil crescerá mais do que a China; A economia está voando e vai crescer em 2022."

Citando a discrepância entre o discurso otimista do então ministro da Economia e a declaração de estado de emergência usada para justificar a EC 123, Dino afirmou que ficou configurada uma aplicação indevida da teoria dos motivos determinantes.

Ou seja, que o conceito de estado de emergência invocado não encontrava suporte prático, sendo diferente de calamidade pública ou situação similar.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram