MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST decide que MPT possui legitimidade para ser réu em ação revisional
Polo passivo

TST decide que MPT possui legitimidade para ser réu em ação revisional

Para 2ª turma, se o MPT pode ajuizar ações civis públicas, também pode responder pelas ações revisionais opostas a elas.

Da Redação

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Atualizado às 16:24

A 2ª turma do TST decidiu que o MPT possui legitimidade para figurar como réu em ação revisional. A ação foi interposta por empresa contra decisão em ação civil pública que havia a condenado por terceirização ilícita.

O MPT ajuizou a ação civil pública contra a empresa em 2002, alegando terceirização ilícita. O TRT da 3ª região condenou a empresa e a proibiu de terceirizar serviços relacionados à sua atividade-fim, especialmente as de florestamento, reflorestamento e transformação do carvão vegetal. Em 2021, a empresa apresentou a ação revisional contra o MPT argumentando que, em 2019, o STF havia reconhecido a licitude da terceirização em atividades fim e meio.

Tanto o primeiro grau quanto o TRT consideraram que a ação deveria ter sido apresentada contra a União. De acordo com o Regional, o MPT, embora possa ajuizar ações, é um órgão administrativo da União, sem personalidade jurídica. No entanto, a ministra Liana Chaib, relatora do recurso de revista da empresa, assinalou que a melhor interpretação sobre a atuação jurisdicional do MPT é a que dá máxima efetividade às suas funções institucionais - a defesa da ordem jurídica.

 (Imagem: Flickr/TST)

MPT tem legitimidade para figurar polo passivo de ação revisional, decide TST.(Imagem: Flickr/TST)

Para a ministra, a legitimidade passiva (possibilidade de responder a uma ação) deriva de sua legitimidade ativa, ou seja, se o MPT pode ajuizar ações civis públicas, também pode responder pelas ações revisionais opostas a elas.

O entendimento foi unânime, e o colegiado determinou o retorno do processo à vara do Trabalho para que julgue a ação.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...