LBCA, OAB/SP e USP realizam pesquisa de sensibilidade
Objetivo é conhecer opinião das mulheres sobre novas formas de violência digital de gênero e municiar o projeto "Valquírias Digitais - Sensibilidade e Proteção das Mulheres no Ambiente Digital".
Da Redação
quinta-feira, 1 de agosto de 2024
Atualizado às 14:48
Até 9/8, a Comissão de Privacidade e Proteção de Dados e IA da OAB/SP, em parceria com a Faculdade de Direito da USP e o escritório Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA), realiza pesquisa online de sensibilidade para municiar o projeto "Valquírias Digitais - Sensibilidade e Proteção das Mulheres no Ambiente Digital".
Estudos têm apontado que sistemas de IA podem gerar preconceitos algorítmicos de gênero e impactar negativamente os direitos das pessoas, especialmente mulheres. Também tem sido registrado um aumento da violência online de gênero, que atinge a liberdade de expressão das mulheres diante das novas tecnologias. Este fato fica evidente diante do dado que 98% dos vídeos deepfakes online são pornográficos e 99% têm como alvos mulheres ou meninas.
A pesquisa do Projeto Valquírias Digitais faz referência às mitológicas guerreira nórdicas e quer saber das mulheres atuais sua percepção sobre privacidade e proteção de dados, principalmente da área jurídica. As que aceitarem participar da pesquisa, devem informar se sofreram discriminação algorítmica, como se posicionam, se querem compartilhar a experiência; além de abordar outros temas, como ataques a infraestruturas críticas, ameaça online (Cyber Blackmail e Cyber Defamation), dentre outros.
Para o presidente da Comissão da OAB/SP, Solano de Camargo, a pesquisa quer conscientizar a sociedade e autoridades sobre o problema das novas formas de violência digital de gênero e propor debates e possíveis soluções.
Para participar da pesquisa, clique aqui.