Machado Meyer lança série de videocasts sobre liderança feminina
"#ElasConectam" compartilha a trajetória de mulheres inspiradoras no mercado de trabalho.
Da Redação
quinta-feira, 1 de agosto de 2024
Atualizado às 11:40
Machado Meyer Advogados lançou a série em formato de videocasts chamada "#ElasConectam", focada em debater sobre equidade de gênero em posições de liderança nos mercados jurídico e corporativo. O projeto está no ar pelos canais do YouTube e Spotify do escritório, com capítulos quinzenais que vão debater o tema e compartilhar a trajetória de mulheres inspiradoras em suas áreas de atuação.
Liderada pelas sócias Ana Karina Souza e Laura Souza, da área de Energia, Roberta Danelon Leonhardt, da área de Ambiental, a iniciativa representa uma oportunidade para quem busca compreender e promover a equidade de gênero no mercado jurídico.
A cada capítulo, ouvintes e espectadores terão a chance de se inspirar com histórias autênticas de mulheres que superaram desafios e se destacaram em suas áreas de atuação. Além de enriquecer o debate sobre diversidade e inclusão, a série oferece insights valiosos sobre liderança feminina e caminhos para fomentar um ambiente corporativo mais justo e igualitário.
"Por meio do #ElasConectam, buscamos inspirar e empoderar mulheres no mercado jurídico, mostrando que é possível alcançar posições de liderança com competência e determinação," afirma Ana Karina Souza.
Roberta Danelon Leonhardt, que também faz parte do Comitê de Comunicação e Marketing do escritório, complementa: "Nosso objetivo é criar um espaço de diálogo e aprendizado, onde possamos discutir os desafios e conquistas das mulheres na advocacia e em outras áreas do mercado".
Laura Souza, que integra o Comitê de Diversidade e Inclusão do Machado Meyer, enfatiza que o debate sobre liderança feminina no mundo corporativo veio para ficar. "No mercado jurídico, as mulheres já representam grande parte da força de trabalho."
Segundo uma pesquisa da empresa global de consultoria Grant Thornton, que entrevistou cerca de 5 mil executivos seniores, as mulheres ocupam 33,5% dos cargos de liderança mundialmente, um aumento de 1,1% em relação a 2023.
No Brasil, um levantamento da CNI - Confederação Nacional da Indústria com dados do IBGE de 2023 mostra que 39,1% das posições são ocupadas por mulheres. Isso representa um avanço de menos de quatro pontos percentuais em relação a 2013, quando ocupavam 35,7% dos cargos.
Os três primeiros episódios da série já estão disponíveis e trazem as histórias de Rafaela Kireeff, diretora jurídica Latam e Canadá da Novartis (EP1), Alessandra Del Debbio, vice-presidente jurídica de assuntos corporativos da Microsoft (EP2), e Karina Maia, gerente sênior de planejamento da Ultragaz (EP3). Cada capítulo traz particularidades da carreira das convidadas, contam como enfrentaram os desafios para ocuparem seus cargos e como as empresas atuam para melhorar a equidade de gênero.