Instituto "Nós Por Elas" lança campanha no Dia Nacional do Futebol
A campanha de combate à violência contra a mulher em dias de jogos conta com peças impactantes, desenvolvida pela agência Fields 360, aborda um viés preocupante e pouco conhecido do problema da violência doméstica.
Da Redação
sexta-feira, 19 de julho de 2024
Atualizado às 18:01
O Instituto Nós Por Elas, em parceria com a agência de publicidade brasiliense Fields 360, acaba de lançar uma campanha contundente e inovadora que trata sobre o aumento dos casos de violência contra a mulher em dias de jogos de futebol no Brasil. Baseada em dados alarmantes da pesquisa realizada e publicada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2022 com o apoio do Instituto Avon, a iniciativa destaca um aspecto até hoje pouco conhecido desse grave problema social.
A campanha terá início hoje, 19/7, data simbólica em que se comemora o Dia Nacional do Futebol, e tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do enfrentamento à violência de gênero no âmbito do futebol, engajando estádios, arenas e torcidas. Além disso, a ação busca incentivar vítimas e testemunhas a denunciarem os agressores e não se calarem diante da violência.
"É nosso dever usar a publicidade para trazer à tona questões sociais importantes. A violência contra a mulher é um problema grave e, com esta campanha, queremos mostrar que não podemos fechar os olhos para a realidade. Esperamos que a iniciativa inspire mudança, traga apoio às vítimas e contribua para empoderar ainda mais as mulheres brasileiras," afirmou Ruskaya Zanini, CEO da Fields 360.
A presidente do Instituto Nós Por Elas, Natalie de Castro Alves (Malta Advogados), destacou a importância da ação: "Precisamos falar sobre como os jogos de futebol e a frustração com as derrotas podem estar ligados a um aumento na violência doméstica. Nossa missão é garantir que as mulheres se sintam seguras para denunciar e que a sociedade entenda a importância de apoiar essas vítimas".
De acordo com a pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os casos de violência contra a mulher aumentam significativamente em dias de partidas de futebol. A campanha traz números e estatísticas que evidenciam a gravidade da situação e a necessidade urgente de ação. Com o mote "Enquanto eles torcem para o time ganhar, elas imploram para o time dele não perder", o filme e as demais peças de comunicação fazem um apelo direto para que as vítimas busquem ajuda e a sociedade se una no combate a essa violência.
A campanha também conta com o apoio de ativistas pelos direitos das mulheres, a exemplo da modelo e empresária Luiza Brunet, embaixadora do Instituto, além do apoio de outras figuras públicas e influenciadores que se solidarizam com a causa. Pessoas que inspiram outras mulheres a tomarem atitudes e buscarem apoio.
Para amplificar o alcance da campanha, a Fields 360 e o Instituto Nós Por Elas firmaram parcerias com instituições ligadas ao futebol, atletas e organizações de direitos humanos.
Ações de conscientização serão realizadas em estádios e em plataformas digitais, garantindo que a mensagem chegue a um público amplo e diversificado.