Hermano de Villemor Amaral Filho completa 104 anos
O aniversário do advogado centenário é comemorado tanto por seus familiares, quanto pelos profissionais do Villemor Amaral Advogados.
Da Redação
quarta-feira, 10 de julho de 2024
Atualizado às 14:20
No dia 11/7, o advogado Hermano de Villemor Amaral Filho completa 104 anos. A data é comemorada não só por ele e seus familiares, mas também pelos profissionais do Villemor Amaral Advogados, escritório criado pelo seu pai Hermano de Villemor Amaral. Para celebrar seu aniversário e homenageá-lo, o escritório preparou um vídeo com histórias de momentos em que alguns de seus integrantes estiveram com ele.
E não são poucas as histórias que Hermano de Villemor Amaral Filho acumulou durante os 80 anos em que atuou na advocacia, nas áreas de Direito Comercial Societário, Tributário, Imobiliário e Investimentos Estrangeiros no Brasil. Assim como não são poucos os ensinamentos compartilhados ao longo de uma carreira que sempre primou pelo rigor ético e respeito ao Judiciário.
A bibliotecária Lucimar Fraguas conhece o advogado centenário desde 2001 e conta que ele sempre foi um frequentador assíduo da biblioteca do escritório do Rio de Janeiro. "Eu me recordo de ele me presentear com um livro, em 2011, o 'Te Cuida! Guia para uma Vida Saudável', do Claudio Domenico. Ele também tinha comprado um exemplar para ele e trocamos comentários em toda oportunidade em que ele estava na biblioteca. Guardo com muito carinho esse livro", diz.
Nascido no Rio de Janeiro, um de seus lugares preferidos na cidade para almoçar com seus colegas era a Casa da Suíça. "Havia uma perfeita sincronia que, na medida que o Dr. Villemor adentrava ao salão se dirigindo à mesa, já vinha um garçom com um dry martini na bandeja e, no momento exato que o Dr. Villemor sentava, o seu dry martini já era pousado à mesa", conta Alexandre Montoni, sócio-diretor do Villemor Amaral. Para o Villemor o segredo da longevidade é "banho frio todos os dias seja no verão, seja no inverno, e dois dry martinis por dia".
Marcelo Gomes, sócio da Área Trabalhista do Villemor Amaral, lembra de outro ensinamento dele: "Há uma passagem muito emblemática e engraçada, em que o Dr. Villemor dizia que deveríamos cobrar de forma justa os nossos honorários. Ele falava o seguinte: A pessoa vai ao médico com um problema, mas sai da consulta com o mesmo problema que entrou. E no máximo leva um receituário para iniciar um tratamento. Já quando vão em nosso escritório com problema, eles assinam a procuração, depois vão embora sem o problema, que passa ser nosso".
A busca constante pela inovação e a preocupação com a equidade de gênero na advocacia também são marcas da atuação Hermano de Villemor Amaral Filho. Ele foi responsável pela ampliação e modernização do escritório, criado em 1909 por seu pai, que hoje reúne mais de 300 advogados no Rio de Janeiro e em São Paulo, com 70% do quadro composto por mulheres.