Ex-presidente da OAB/MT é assassinado em frente ao escritório
Renato Nery, de 72 anos, foi atingido por sete disparos de arma de fogo na calçada logo após sair do seu carro.
Da Redação
sábado, 6 de julho de 2024
Atualizado em 7 de julho de 2024 20:29
O advogado Renato Gomes Nery, de 72 anos, ex-presidente da OAB/MT e ex-conselheiro Federal, faleceu na madrugada deste sábado, 6, após ser vítima de tentativa de homicídio na manhã de sexta-feira, 5 de julho. Nery foi alvo de pelo menos sete tiros em frente ao seu escritório em Cuiabá/MT.
O advogado foi atingido por disparos de arma de fogo na calçada logo após sair do seu carro. De acordo com informações do hospital, Renato passou por cirurgia e foi encaminhado para a UTI, mas não sobreviveu.
Veja o momento do atentado:
Biografia
Renato Nery foi presidente da OAB/MT aos 34 anos na gestão 1989-1991.
O advogado também atuou como Conselheiro Federal da OAB, momento em que acompanhou as discussões sobre a criação do CNJ.
Pronunciamento da advocacia
Em vídeo publicado no Instagram, o presidente em exercício do Conselho Federal da OAB, Rafael Horn, diz que recebeu com tristeza e indignação a notícia dos atentados e ataques a profissionais da advocacia em razão do exercício profissional.
"A Ordem dos Advogados do Brasil expressa, neste momento difícil, sua solidariedade aos amigos, colegas e familiares do advogado. Acompanharemos a investigação do caso com atenção e cobraremos a punição dos responsáveis", afirmou.
O presidente ainda destacou que a Ordem reforçará ao Congresso Nacional para dar celeridade ao andamento dos PLs 5109/23 e 212/24, que buscam garantir medidas protetivas à advocacia, bem como agravar a pena daqueles que agridem advogados e advogadas no exercício da profissão.
Ademais, a OAB Nacional afirma estar acompanhando o caso de perto por meio de seu diretor-tesoureiro, Leonardo Campos.
"A sociedade de Mato Grosso, em especial a advocacia, está indignada com esse episódio, que não pode ficar impune. É mais um infeliz caso que reforça aquilo que a OAB tem falado insistentemente no Congresso: é preciso aprovar nossas medidas legislativas de proteção e defesa dos advogados. Seguiremos trabalhando para que essas mudanças ocorram. Vamos atuar com todas as nossas forças para que o responsáveis sejam punidos", declarou Campos.
A presidente da OAB/MT, Gisela Cardoso, expressou sua perplexidade com a tentativa de assassinato de Nery. "Não podemos e não iremos tolerar qualquer ataque, qualquer atentado, qualquer violência contra a advocacia", afirmou Gisela.