MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Após decisão do STF, Lira diz que PEC das Drogas seguirá tramitação normal
Descriminalização

Após decisão do STF, Lira diz que PEC das Drogas seguirá tramitação normal

"Eu não tenho opinião porque você não opina a respeito de decisões judiciais; ou você recorre ou você legisla", disse o presidente da Câmara.

Da Redação

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Atualizado às 12:38

Nesta terça-feira, 25, o STF decidiu, por maioria, que o porte de maconha para uso pessoal constitui um ilícito administrativo, e não penal. A decisão estabelece que o uso de maconha deixará de ser considerado crime, embora continue sendo tratado como uma infração administrativa.

Já na manhã de hoje, em Portugal, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, falou sobre a decisão do STF e o andamento da PEC 45/23, que trata da criminalização da posse ou porte de qualquer quantidade de droga ou entorpecente.

Lira destacou a independência dos trâmites legislativos em relação às decisões judiciais, ressaltando que a PEC segue seu curso normal no Congresso:

"Primeiro, é importante que vocês tenham acesso a como funcionam as coisas no Legislativo. A PEC votada no Senado Federal está tendo uma tramitação absolutamente normal, independente do que ocorre no outro poder. Ela foi enviada à CCJ, teve sua admissibilidade aprovada e, depois de aprovada a admissibilidade, a PEC cria a comissão especial por chancela. Eu estava em Portugal quando a chancela normalmente da casa instala automaticamente uma comissão. Então, ela nem será apressada nem será retardada. Como eu sempre falei, ela terá um trâmite normal no aspecto legislativo para que o Parlamento possa se debruçar ou não sobre esse assunto que veio originalmente do Senado Federal."

O presidente da Câmara também se isentou de comentar a decisão judicial, enfatizando a separação entre os Poderes:

"Eu não tenho opinião porque você não opina a respeito de decisões judiciais; ou você recorre ou você legisla. (...) Não existe consenso na política para nada. Agora, o que existe, eu penso, é uma maioria que hoje se coloca razoavelmente favorável ao texto da PEC, mas isso a gente só vai ver quando e se a PEC estiver pronta para ir para plenário, quando o plenário se posicionar."

O evento

O XII Fórum de Lisboa, realizado de 26 a 28 de junho, abordará o tema "Avanços e Recuos da Globalização e as Novas Fronteiras: Transformações Jurídicas, Políticas, Econômicas, Socioambientais e Digitais". O evento reúne autoridades e especialistas de diversas áreas para analisar as mudanças e os desafios contemporâneos que impactam o cenário global.