MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Arquivada ação contra Pablo Marçal por chamar Neto de cheirador de cocaína
Troca de ofensas

Arquivada ação contra Pablo Marçal por chamar Neto de cheirador de cocaína

Apresentador da Band exigia retratação e desculpas formais do influenciador após injúrias proferidas no Instagram.

Da Redação

terça-feira, 25 de junho de 2024

Atualizado em 26 de junho de 2024 11:40

A juíza de Direito Aparecida Angélica Correia, da 1ª vara Criminal do Foro Regional de Pinheiros/SP, arquivou um processo em que o apresentador da Band Neto pedia explicações por injúrias proferidas pelo influenciador Pablo Marçal. Para a magistrada, após o pré-candidato a prefeitura de SP prestar os devidos esclarecimentos, a ação alcançou seu objetivo.

O apresentador afirmou que, no dia 9 de maio, Marçal fez uma live no Instagram, onde possui 10 milhões de seguidores, acusando-o de ser "cheirador de cocaína" e desejando sua morte.

Neto exigia que Marçal confirmasse em juízo ter feito essas declarações e esclarecesse se estava realmente se referindo a ele.

 (Imagem: Rafaela Araújo/Folhapress - Instagram @10neto)

Juíza arquiva ação em que Neto processava Pablo Marçal por ofensas em live.(Imagem: Rafaela Araújo/Folhapress - Instagram @10neto)

Segundo informações da UOL, o influencer, que havia propagado fake news de que as autoridades do RS estavam multando veículos de doações, afirmou que obteve as informações por meio da GloboNews.

De acordo com Marçal, a emissora é culpada pela confusão, desinformação e danos a sua imagem. Ele anexou ao processo reportagens em "tom sensacionalista e visceral".

Após as declarações, a magistrada entendeu que o influenciador prestou explicações pertinentes, de modo que a ação atingiu seu objetivo.

Agora, cabe ao ex-jogador estudar se vai entrar com uma nova ação.

Críticas às fake news

A controvérsia começou quando Neto criticou influenciadores por propagarem fake news sobre a tragédia no Rio Grande do Sul.

Sem citar nomes, ele condenou a disseminação de falsas informações que prejudicavam as doações às vítimas das enchentes.

"Aí vem um babaca falar que carros e caminhões estão sendo multados, isso é mentira, é fake news, babaca do influenciador que faz com que as outras pessoas tenham medo de doar coisas, porque pode ter algum tipo de represália em relação a multas, em relação a tudo, porque o que eles querem é acabar com as pessoas, acabar como ser humano, é isso que esse pessoal quer, essa cambada de vagabundo que faz fake news", afirmou Neto durante seu programa ao vivo.

Marçal, que havia disseminado a informação falsa de que as autoridades estavam multando veículos de doações, respondeu nas redes sociais.

"Neto, que tá desejando a minha morte aí, que é um cheirador de cocaína e fala sem nenhuma responsabilidade, vai ser acionado também. E todo dinheiro que eu receber das duas ações vai ser para construir casa", disse Marçal.

Pablo, em resposta à ação judicial, afirmou que antes de qualquer retratação, exigirá exames toxicológicos ou psiquiátricos de Neto e pedirá ao Grupo Bandeirantes o afastamento do apresentador.

Veja os vídeos:

Leia a decisão.