Simulação de incêndio no Congresso assusta cidadãos nesta manhã
Pessoas que passavam pela proximidade gravaram vídeos e notícia de suposto incêndio logo se espalhou. Em nota, a Câmara afirmou que era apenas treinamento.
Da Redação
sexta-feira, 21 de junho de 2024
Atualizado às 11:17
Uma simulação de incêndio na Câmara dos Deputados, em Brasília, na manhã desta sexta-feira, 21, assustou quem passava pela proximidade. O fato, no entanto, era apenas exercício de enfrentamento de emergência.
A simulação é um treinamento conjunto da seção de prevenção e combate da Casa e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. O treinamento começou por volta das 10h e se estende até às 12h.
Congresso Nacional
O Palácio do Congresso Nacional é um dos principais cartões postais de Brasília, situado no extremo leste do Eixo Monumental. Ele ocupa um dos vértices do triângulo que delimita a Praça dos Três Poderes, com o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal ocupando os vértices da base do triângulo.
Projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, o Palácio é composto por um edifício principal na horizontal, que serve de plataforma para as cúpulas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal, enquanto a cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados. Atrás do edifício principal, entre as duas cúpulas, erguem-se duas torres de 28 andares, uma pertencente à Câmara e outra ao Senado.
Em 2007, o edifício do Congresso Nacional foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em comemoração ao centésimo aniversário de Oscar Niemeyer, destacando sua importância arquitetônica e cultural.