MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF retoma debate de descriminalização do porte de drogas nesta quinta
Supremo

STF retoma debate de descriminalização do porte de drogas nesta quinta

Análise havia sido interrompida em março, após pedido de vista do ministro Dias Toffoli.

Da Redação

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Atualizado às 12:08

Nesta quinta-feira, 20, STF retomará julgamento acerca da descriminalização do porte de drogas para consumo próprio.

A análise do caso foi suspensa em março deste ano, em virtude de um pedido de vista apresentado pelo ministro Dias Toffoli. Até a interrupção, o julgamento estava com um placar de 5 votos a 3 a favor da descriminalização do porte de maconha para uso pessoal.

Consoante votos proferidos até o momento, a maioria dos ministros busca estabelecer quantidade específica de maconha que diferencie o uso pessoal do tráfico de drogas. Essa quantidade, a ser definida após a conclusão do julgamento, deve variar entre 25 e 60 gramas ou seis plantas fêmeas de cannabis.

 (Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress)

Placar para descriminalização do porte de maconha está em 5 a 3 no STF.(Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress)

O Supremo analisa a constitucionalidade do art.28 da lei de drogas (lei 11.343/06), que estabeleceu a figura do usuário, diferenciando-o do traficante, sujeito a penalidades mais severas. A fim de distinguir usuários e traficantes, a legislação prevê penas alternativas para aqueles que adquirirem, transportarem ou portarem drogas para consumo próprio, como prestação de serviços à comunidade, advertência sobre os efeitos das drogas e participação obrigatória em curso educativo.

Embora a lei tenha abolido a pena de prisão para usuários, a criminalização do porte de drogas para consumo pessoal foi mantida. Consequentemente, usuários continuam sujeitos a inquéritos policiais e processos judiciais que visam o cumprimento das penas alternativas.

No processo específico que originou o julgamento, a defesa de réu condenado por porte de drogas solicita que o porte de maconha para uso próprio deixe de ser considerado crime. O acusado foi preso portando três gramas de maconha.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas