MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz atende pedido de Luciano Hang e censura reportagem do Metrópoles
Remoção de postagem

Juiz atende pedido de Luciano Hang e censura reportagem do Metrópoles

Em nota publicada no site, o Metrópoles afirma que irá recorrer da decisão.

Da Redação

sábado, 15 de junho de 2024

Atualizado às 11:18

Juiz de Direito Gilberto Gomes de Oliveira Junior, da 1ª vara Civel de Brusque/SC, determinou a remoção de uma reportagem do portal Metrópoles que, em agosto de 2022, revelou a existência de um grupo de WhatsApp de empresários apoiadores de Bolsonaro que defendiam um golpe caso o hoje presidente Lula vencesse as eleições daquele ano.

A decisão também impôs ao portal e ao colunista Guilherme Amado o pagamento de R$ 5 mil por danos morais ao empresário Luciano Hang, que ajuizou a ação.

Em resposta, o Metrópoles divulgou em seu site que pretende recorrer da decisão.

Entenda

Na ação, Hang alegou que, em 17 de agosto de 2022, o jornalista Guilherme Amado publicou uma manchete caluniosa no Metrópoles, atribuindo-lhe a intenção de apoiar um "Golpe de Estado". Ele afirmou que as imagens foram criadas pelo próprio portal e que a matéria é falsa e tendenciosa, acusando-o erroneamente de defender um golpe em um grupo de empresários no WhatsApp caso Lula fosse eleito.

Hang também mencionou que, em conversa telefônica, o jornalista admitiu que a imagem causou confusão e que ele nunca mencionou a palavra "golpe".

Em contestação, o Metrópoles argumentou que, segundo entendimento majoritário do STJ, não se exige da imprensa uma apuração exaustiva dos fatos a ponto de produzir uma "verdade absoluta".

 (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Juiz atende pedido de Luciano Hang e censura reportagem do Metrópoles.(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Ao analisar o pedido, o magistrado destacou a importância da liberdade de expressão no Estado Democrático de Direito, mas frisou que essa liberdade não deve ser confundida com o direito de externar agressões ou praticar abusos.

No caso, o magistrado concluiu que o Metrópoles atribuiu a Hang notícias falsas e caluniosas, além de acusá-lo de conduta antidemocrática sem qualquer prova. "Entendo, em verdade, que os comentários foram abusivos e totalmente deliberados", acrescentou.

Além disso, destacou que embora a liberdade de opinião e de expressão seja protegida, o mesmo não acontece quando a informação não é verdadeira ou quando há excesso no emprego das palavras.

O juiz ressaltou ainda que, embora a liberdade de opinião e de expressão sejam protegidas, essas proteções não se aplicam quando a informação divulgada é falsa ou quando há excesso no uso das palavras.

Diante disso, o magistrado determinou a exclusão imediata da reportagem e condenou o portal ao pagamento de R$ 5 mil por danos morais a Luciano Hang.

Leia a sentença.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...