Antagonismo entre agro e meio ambiente é equivocado, diz Barroso
Ministro defendeu necessidade de sinergia entre preservação ambiental e agronegócio.
Da Redação
quarta-feira, 5 de junho de 2024
Atualizado às 16:02
Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado nesta quarta-feira, 5, ministro Luís Roberto Barroso proferiu fala no início da sessão plenária, defendendo a sinergia entre preservação ambiental e agronegócio.
O presidente da Corte apontou que a questão ambiental é uma das definidoras do nosso tempo e alertou que os acontecimentos no Rio Grande do Sul são um "trágico alerta" de que estamos atrasados no tratamento do tema.
Barroso afirmou que a humanidade ainda enfrenta dificuldades como o negacionismo, a demora na implementação de medidas políticas e a atuação de forma global sobre o tema. Ressaltou que as mudanças climáticas precisam ser enfrentadas, com atenção à transição ecológica e energética para promover diminuição de emissões de gases na atmosfera, os quais agravam o aquecimento global.
O ministro concluiu dizendo que há "sinergia plena entre preservação ambiental, preservação da Amazônia e o agronegócio", sendo um "equívoco imaginar que exista antagonismo entre agronegócio e preservação ambiental".
Veja o momento: