MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Após enchentes, defensores públicos do RS promovem mutirão de atendimento às pessoas em situação de rua
Solidariedade

Após enchentes, defensores públicos do RS promovem mutirão de atendimento às pessoas em situação de rua

A ação aconteceu no último dia 20, em alusão ao dia nacional da Defensoria Pública e dia da Defensora e Defensor.

Da Redação

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Atualizado às 08:48

Defensoras e defensores públicos do Rio Grande do Sul participaram de um mutirão de atendimento voltado às pessoas em situação de rua, nessa segunda-feira, 20, em Porto Alegre. A ação proposta pela Associação das ADPERGS - Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul ocorreu em alusão ao dia nacional da Defensoria Pública e dia da Defensora e Defensor, 19/5, e compôs a campanha nacional "Um novo presente é possível - Defensoria Pública pela superação da situação de rua", que seguirá ocorrendo em todo o país no restante do ano.

A atividade contou com a participação de mais de 60 defensoras e defensores e se estendeu durante o dia todo, percorrendo diversas áreas da capital dos gaúchos. No turno da manhã, a concentração ocorreu no espaço Cozinha Solidária, no bairro Azenha. A equipe auxiliou na preparação e distribuição de refeições aos atendidos pelo local. Durante à tarde, defensoras e defensores se dividiram em equipes, com o objetivo de atender diferentes bairros e regiões. Foram atendidos o Colégio Júlio de Castilhos e o Centro POP (bairro Santana), o espaço Amurt-Amurtel (bairro Ponta Grossa) e as imediações da Arena do Grêmio (bairros Anchieta e Humaitá).

A ação foi encerrada com atendimentos e apresentações musicais no Centro Padre Leonardi, no bairro Restinga, por meio de parceria com a Associação dos Músicos do Rio Grande do Sul.

Para o presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, a ação possui caráter prático e simbólico. "Não é a forma que costumamos celebrar o dia da defensora e do defensor, mas nos trouxe enorme satisfação podermos contribuir com trabalho, especialmente para as pessoas a quem se destina a nossa existência e que estão em um momento de extrema vulnerabilidade", frisou.

O mutirão contou com a parceria da Defensoria Pública do Estado, Ministério dos Direitos Humanos e Defensoria Pública da União.

 (Imagem: Divulgação)

Defensores públicos do RS promovem mutirão de atendimento às pessoas em situação de rua de Porto Alegre.(Imagem: Divulgação)

Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP)