MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lei que cria Dia do Rei Pelé aguarda sanção presidencial
Esporte

Lei que cria Dia do Rei Pelé aguarda sanção presidencial

Comissão de Esporte do Senado aprovou o PL, nesta terça-feira, 21.

Da Redação

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Atualizado às 09:55

CEsp - Comissão de Esporte do Senado aprovou PL 5.867/23 que propõe a criação do "Dia do Rei Pelé", a ser celebrado anualmente em 19 de novembro. A data foi escolhida por marcar o dia em que Edson Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé, fez seu milésimo gol durante uma partida entre Santos e Vasco em 1969.

O projeto, oriundo da Câmara dos Deputados, agora segue para a análise da Presidência da República.

 (Imagem: Bruno Santos/Folhapress)

Dia do Rei Pelé vai à sanção presidencial.(Imagem: Bruno Santos/Folhapress)

O senador Jorge Kajuru, responsável pelo relatório favorável ao projeto, destacou que a instituição dessa data comemorativa serve como um reconhecimento ao impacto de Pelé não apenas no futebol, onde se tornou o único jogador a ganhar três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970), mas também fora das quadras.

Pelé é reconhecido por seu engajamento em várias causas sociais e seu trabalho com organizações internacionais como a ONU, Unesco e Unicef, bem como sua luta por um sistema esportivo mais justo no Brasil.

Kajuru ressaltou que Pelé utilizou sua imagem e influência para promover a proteção dos mais vulneráveis, especialmente crianças, e defendeu várias causas sociais durante e após sua carreira esportiva, incluindo seu período como ministro do Esporte, de janeiro de 1995 a maio de 1998.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas