MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB requer adequação em intimação por domicílio Judicial Eletrônico
Justiça

OAB requer adequação em intimação por domicílio Judicial Eletrônico

Segundo Ordem, preocupação está na possibilidade de abertura de prazos pelas partes.

Da Redação

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Atualizado às 13:20

O Conselho Federal da OAB protocolou requerimento junto à presidência do CNJ para suspender a possibilidade de acesso das partes às intimações destinadas aos advogados constituídos por meio do EJD - Domicílio Judicial Eletrônico.

O pedido foi apresentado pela presidente da OAB/PR, Marilena Winter, durante o Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, realizado em Maceió/AL, em 26 de abril.

 (Imagem: CNJ)

CFOAB requer que CNJ adeque procedimentos de intimação do Domicílio Judicial Eletrônico.(Imagem: CNJ)

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, destacou a preocupação da advocacia nacional com a possibilidade de abertura de prazos pelas partes.

"Isso porque, da maneira como o sistema opera atualmente, é possível que a pessoa jurídica abra a intimação, mesmo em processos com procurador constituído, ou quando há solicitação expressa nos autos para que as intimações sejam realizadas exclusivamente em nome do advogado específico, desrespeitando o § 5º do art. 272", ponderou Simonetti.

"Ou seja, a parte pode dar ciência da intimação destinada ao advogado constituído sem que este tenha conhecimento, o que pode acarretar inércia processual e perda de prazo, por exemplo, gerando transtornos processuais e prejudicando a efetiva entrega jurisdicional", alertou.

O que é Domicílio Judicial Eletrônico?

O Domicílio Judicial Eletrônico é uma ferramenta que concentra num único local todas as comunicações de processos emitidas pelos tribunais brasileiros. Agora, quem precisa receber e acompanhar citação, intimação ou outras notificações processuais encontra no sistema uma forma de consulta simples e rápida. A solução, 100% digital e gratuita, integra os esforços do Programa Justiça 4.0 em garantir que todas as pessoas tenham acesso amplo aos serviços do Poder Judiciário de forma ágil, prática e eficiente.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas