MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF dá prazo para Poderes discutirem acordo sobre desoneração da folha
Desoneração da folha

STF dá prazo para Poderes discutirem acordo sobre desoneração da folha

Ministro Zanin manteve validade da lei e Congresso e Executivo devem deliberar sobre o tema até junho.

Da Redação

sábado, 18 de maio de 2024

Atualizado às 08:14

Ministro Cristiano Zanin, do STF, estabeleceu o prazo de 60 dias, a partir de 25 de abril, para que o Congresso Nacional e o Executivo encontrem uma solução consensual sobre a desoneração da folha de pagamento. A decisão foi proferida nesta sexta-feira, 17, atendendo a pedido do governo.

Durante esse período, permanece válida a lei da desoneração, e a possibilidade de substituir a contribuição previdenciária dos empregados por um percentual do faturamento, entre outros pontos.

Após o término desse prazo, o ministro deverá reavaliar a questão.

 (Imagem: Gustavo Moreno/SCO/STF)

Ministro Cristiano Zanin dá prazo para Poderes discutirem desoneração.(Imagem: Gustavo Moreno/SCO/STF)

Reoneração

Em 25/4, Zanin suspendeu a vigência da lei que prorrogava até 2027 a desoneração, no âmbito da ADIn 7.633, proposta pelo governo Federal. A decisão mais recente foi proferida nesta sexta-feira, 17, após o Congresso Nacional aceitar a sugestão do Executivo de discutir um novo projeto de lei.

Ao considerar o pedido da AGU, Zanin destacou que tanto o Executivo quanto o Legislativo demonstraram comprometimento com o diálogo institucional para resolver o impasse sobre o benefício. Ele acredita que essa nova negociação entre os Poderes é uma medida eficaz para superar ou mitigar o conflito abordado na ação apresentada ao STF.

"A busca por uma solução dialogada favorece a realização do princípio democrático, permitindo a participação de diversos atores no processo decisório, com valiosas contribuições à jurisdição constitucional."

Caso não haja acordo ao final dos 60 dias estipulados pelo ministro, os efeitos da liminar que suspendeu a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos até 2027 serão retomados.

A decisão será submetida ao referendo do plenário na sessão virtual marcada para a próxima sexta-feira, 24.

Leia a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas