MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Encontro de representantes das Supremas Cortes dos países do G20 começa hoje
Evento

Encontro de representantes das Supremas Cortes dos países do G20 começa hoje

Promovido pelo STF, reunião acontece no Rio de Janeiro até terça-feira, 14.

Da Redação

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Atualizado às 11:07

Presidentes e representantes das Supremas Cortes e dos Tribunais Constitucionais dos países integrantes do G20, da União Europeia e da União Africana reúnem-se no Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 13, para intercâmbio de ideias e de iniciativas sobre temas jurídicos relevantes e atuais, a fim de instituir um fórum global para órgãos de jurisdição constitucional. Delegações de 20 países ou regiões participam dos debates.

Organizado pelo STF, o J20 ocorre no contexto da presidência do Brasil no G20 em 2024. O objetivo é propor projetos de cooperação multilateral e bilateral sobre cidadania, inclusão social, litigância climática, desenvolvimento sustentável, transformação digital e uso da tecnologia para a eficiência da Justiça.

Os temas principais do evento são: promoção da cidadania e da inclusão social pelo Poder Judiciário; litigância climática e desenvolvimento sustentável; e transformação digital e uso da tecnologia para a eficiência da Justiça. As sessões sobre os dois primeiros temas serão fechadas. Já a terceira será aberta ao público.

 (Imagem: Gustavo Moreno/SCO/STF)

Presidente do STF, ministro Barroso, fará a abertura de cada sessão.(Imagem: Gustavo Moreno/SCO/STF)

Em entrevista ao Valor Econômico, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que o Brasil tem bons exemplos a apresentar nos três eixos centrais, incluindo no uso da tecnologia.

"Nós temos programas de inteligência artificial aqui no Supremo já em execução na seleção de processos por tema e o seu enquadramento nas teses de repercussão geral. E nós temos encomendas importantes para a indústria de TI para resumo de processos, para pesquisa de jurisprudência. Em algum lugar no futuro, até para a minuta inicial das decisões judiciais. Então nós somos bastante avançados no uso da tecnologia no direito", explicou Barroso.

Programação

Nesta segunda-feira, após a abertura oficial do evento, ocorrem as sessões temáticas sobre "Promoção da Cidadania e da Inclusão Social pelo Poder Judiciário", programada para 10h30, e "Litigância Climática e Desenvolvimento Sustentável", marcada para as 15h. Ambas as sessões serão restritas às comitivas.

O encontro de terça-feira será aberto ao público e o debate se dará em torno do tema "Transformação Digital e Uso da Tecnologia para a Eficiência da Justiça".

presidente do STF, ministro Barroso, fará a abertura de cada sessão.

Clique aqui para conhecer mais sobre o J20. 

Acesse toda a programação aqui.

 (Imagem: Divulgação)

O J20 tem por objetivo o intercâmbio de ideias e de iniciativas sobre temas jurídicos.(Imagem: Divulgação)

Patrocínio

Patrocínio Migalhas