MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sem aviso de adesão facultativa, escola não pagará taxa sindical
Taxação

Sem aviso de adesão facultativa, escola não pagará taxa sindical

Juíza observou que edital de convocação para a assembleia "nada fala sobre direito à oposição".

Da Redação

domingo, 12 de maio de 2024

Atualizado em 10 de maio de 2024 17:48

Escola de tênis não precisará pagar contribuição assistencial a sindicato dos trabalhadores. Decisão é da juíza do Trabalho Patricia Birchal Becattini, da 4ª Vara de Brasília/DF, baseada na ausência de ampla divulgação sobre a possibilidade de os funcionários se oporem à taxação.

O Sindicato dos Trabalhadores de Entidades Recreativas, Assistência, Lazer e Desportos do Distrito Federal ajuizou uma ação contra a escola, exigindo o pagamento da contribuição assistencial para funcionários, fossem eles sindicalizados ou não. O sindicato alegou que nenhum funcionário se opôs à taxa.

Em defesa, a escola argumentou que não recebeu a lista de funcionários com cartas de oposição e que não houve uma assembleia específica para discutir a cobrança da taxa.

 (Imagem: Freepik)

Juíza negou pedido de sindicato que cobrava taxa assistencial de escola de tênis.(Imagem: Freepik)

Ao avaliar a ação, a juíza ressaltou a recente decisão do STF (Tema 935), que definiu ser "constitucional a instituição, por acordo ou convenção coletiva de trabalho, de contribuições assistenciais a serem impostas a todos os empregados da categoria, ainda que não sindicalizados, desde que assegurado o direito de oposição".

No entanto, ao analisar o caso em questão, observou que o edital de convocação para a assembleia "nada fala sobre direito à oposição, mas sim que seria para aprovação da CCT".

"A decisão do STF condiciona a validade da cobrança à ampla e prévia informação dos trabalhadores sobre o direito de oposição, o que não ocorreu."

Além disso, a magistrada ressaltou que o edital foi publicado dois dias antes da assembleia, em desacordo com o art. 12 do estatuto, que prevê cinco dias. Também observou que a ata da assembleia não informa o número de trabalhadores presentes, nem em primeira, nem em segunda chamada.

Assim, a juíza negou os pedidos autorais, pois "não houve ampla divulgação da taxa e da possibilidade de oposição".

O advogado Mauricio Corrêa da Veiga, sócio do Corrêa da Veiga Advogados, atua pela escola.

Leia a decisão

Corrêa da Veiga Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...