Ministro Mauro Campbell é eleito o novo corregedor Nacional de Justiça
O ministro toma posse a partir de agosto, após o término do mandato do ministro Luis Felipe Salomão no CNJ.
Da Redação
terça-feira, 23 de abril de 2024
Atualizado em 5 de junho de 2024 13:13
O ministro Mauro Campbell Marques foi escolhido pelo Pleno do STJ nesta terça-feira, 23, como novo corregedor Nacional de Justiça. O ministro toma posse a partir de agosto, após o término do mandato do ministro Luis Felipe Salomão no CNJ.
A indicação será submetida à apreciação do Senado Federal. A nomeação caberá ao presidente da República.
A eleição do novo corregedor se deu na mesma sessão em que foi realizada a eleição para a presidência da Corte, em que foram eleitos os ministros Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão como presidente e vice-presidente.
Currículo
Natural de Manaus, Mauro Campbell Marques se formou em Direito pelo Unibennett - Centro Universitário Metodista Bennett. É o atual diretor-geral da Enfam - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, além de integrar a Corte Especial, a 1ª seção e a 2ª turma do STJ.
O ministro já atuou como professor, advogado, secretário de Estado de Justiça, de Segurança Pública, de Controle Interno, Ética e Transparência no Amazonas. Antes de chegar ao STJ, foi membro do Ministério Público por 21 anos e chefiou a instituição em seu Estado por três vezes, sempre eleito pelos seus pares.
A vasta experiência na gestão pública contribuiu para sua atuação na 1ª seção, sobretudo nas órbitas do Direito Administrativo sancionador e do Direito Financeiro, Tributário e Previdenciário, áreas onde costuma produzir marcos relevantes para a jurisprudência nacional.