MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Convênio deve fornecer terapias a menor diagnosticado com autismo
Saúde

Convênio deve fornecer terapias a menor diagnosticado com autismo

Para juíza, a realização dos tratamentos não causa prejuízo ao plano de saúde, visto que foi devidamente adquirido e pago pelo responsável da criança.

Da Redação

domingo, 14 de abril de 2024

Atualizado em 12 de abril de 2024 17:06

Plano de saúde deve custear terapias a criança que possui TEA - Transtorno do Espectro Autista. A decisão é da juíza de Direito Grace Mussalem Calil, da 6ª vara Cível de Jacarepaguá/RJ, ao entender que não cabe ao convênio negar tratamentos de urgência indicados por médico assistente.

Nos autos, o responsável atesta que o menor possui TEA e necessita de tratamentos, uma vez que apresenta importante alteração no desenvolvimento cognitivo, social e na comunicação. Afirma que o médico assistente solicitou terapia ocupacional e cognitivo comportamental ABA, fonoaudióloga, musicoterapia e psicomotricidade, com inicio imediato e continuo, pois o atraso pode causar danos irreversíveis.

Ao analisar o caso, a magistrada afirmou que apesar de determinados serviços ou procedimentos recomendados pelo médico responsável não estejam no rol da ANS, o plano de saúde deve aprovar e cobrir os tratamentos indicados, de acordo com a prescrição médica, visando proteger a qualidade de vida do paciente.

Ademais, a juíza alegou que a realização dos tratamentos não causa prejuízo ao convênio, visto que foi devidamente adquirido e pago pelo responsável do menor.

"Está em jogo a saúde do autor, assim como a qualidade de vida, bem constitucionalmente protegido e cuja proteção é reforçada pela legislação pátria específica."

Assim, deferiu a tutela provisória de urgência determinando que o plano, no prazo de 48 hora, autorize os tratamentos a criança assim como solicitado pelo médico assistente, sob multa diária de R$ 1 mil.  

 (Imagem: Freepik)

O plano deve oferecer tratamentos a criança que possui TEA.(Imagem: Freepik)

As advogadas Rachel Lopes Telésforo e Maria Gabrielle Fonseca, do escritório Telésforo & Saboia Advogados atuaram na causa.

Confira aqui a decisão.

Telésforo & Saboia Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...