Alunos brasileiros de Harvard, Columbia e NYU debatem os principais desafios jurídicos do Brasil
Os eventos ocorrem entre os dias 11 e 14 de abril nas faculdades de Direito da Harvard University, da New York University e da Columbia University.
Da Redação
quinta-feira, 11 de abril de 2024
Atualizado às 14:32
De hoje a domingo, alunos brasileiros de Harvard, Columbia e NYU debatem os principais desafios jurídicos do Brasil. Os eventos contarão com painéis sobre perspectivas para o uso da inteligência artificial, fusões e aquisições no mercado brasileiro e arbitragem internacional, combate à corrupção, ESG e Direito Societário. Figurarão como painelistas especialistas de grandes escritórios de advocacia do Brasil e dos Estados Unidos, bem como líderes dos setores público e privado, e membros da academia.
Nos dias 13/4 e 14/4, será realizada a segunda parte do "V Brazil Legal Symposium at Harvard Law School", organizado pela Harvard Law School Brazilian Studies Association, que teve evento de abertura com o ministro Barroso no último dia 5. O evento terá keynote speech do ministro Cueva, 11 painéis, e participação de mais de 40 palestrantes, incluindo o secretário de Economia, Marcos Pinto, e a secretaria de Assuntos Internacionais, Renata Amaral, e a diretora da CVM, Marina Coppola.
A conferência da NYU Law ocorrerá no dia 11 e terá como destaque a fala de Karla Bertocco, presidente do conselho da SABESP, que abordará as perspectivas do setor de saneamento no Brasil, dando especial destaque para o atual processo de privatização da companhia. Também será destaque do evento Paulo Vieira da Cunha, ex-diretor do Bacen, que analisará o cenário macroeconômico brasileiro pós pandemia.
No dia 12, a Columbia Law School Brazilian Association realizará o sexto "Fórum CLS Brazil: Desafios e Perspectivas", tratando também das atuais tendências jurídicas, políticas e econômicas do Brasil, em perspectiva comparada com os Estados Unidos. Serão palestrantes o jornalista Guga Chacra, alumnus de Columbia, e o embaixador Adalnio Senna Ganem; além de professores de Columbia e Yale; renomados advogados brasileiros e americanos; e altos executivos do iFood, Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e AB InBev.
Em iniciativa inédita, as associações estudantis de Harvard, Columbia e NYU se uniram numa cooperação para viabilizar a ida dos alunos de New York a Cambridge para participar da conferência em Harvard. Será a primeira vez que um movimento deste gênero é feito desde que estudantes brasileiros começaram a fazer mestrado nos Estados Unidos, no início dos anos 60, que permitirá grande troca entre representantes da comunidade jurídica brasileira nos EUA.
O evento terá cobertura de mídia do Migalhas.
- Veja a programação.