MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ julgará credenciamento de instituição de ensino para remição de pena
Repetitivo

STJ julgará credenciamento de instituição de ensino para remição de pena

O relator do caso é o desembargador convocado Jesuíno Rissato.

Da Redação

quinta-feira, 11 de abril de 2024

Atualizado às 12:14

A 3ª seção do STJ, sob o rito dos recursos repetitivos (Tema 1.236), vai definir se, para a remição de pena pela conclusão de curso na modalidade a distância, é preciso que a instituição de ensino seja credenciada junto ao presídio onde o reeducando está recolhido, de modo a possibilitar a fiscalização das atividades e da carga horária efetivamente cumprida. O relator é o desembargador convocado Jesuíno Rissato.

Ao afetar os Recursos Especiais 2.085.556, 2.086.269 e 2.087.212 ao rito dos repetitivos, os ministros decidiram não suspender a tramitação dos processos que tratam da mesma questão jurídica.

Em um dos recursos, o Ministério Público sustenta que, para o cumprimento do disposto no art. 126, parágrafo 2º, da lei de execução penal, a entidade de ensino deve possuir necessariamente convênio com a unidade prisional, permitindo a fiscalização e tornando viável a aferição da carga horária cumprida pelo condenado.

O relator dos processos, desembargador convocado Jesuíno Rissato, apontou algumas decisões do STJ que indicam a necessidade da afetação do tema ao rito dos repetitivos.

 (Imagem: Francisco Aragão/Flickr.)

Repetitivo decidirá sobre necessidade de credenciamento de instituição de ensino para remição da pena.(Imagem: Francisco Aragão/Flickr.)

Leia o acórdão.

Informações: STJ

Patrocínio

Patrocínio Migalhas