MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro decide que dívida prescrita não pode ser incluída no Serasa
STJ

Ministro decide que dívida prescrita não pode ser incluída no Serasa

Para relator do caso, ao cobrar extrajudicialmente o devedor, o credor está, efetivamente, exercendo sua pretensão, ainda que fora do processo.

Da Redação

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Atualizado às 17:41

Banco não pode incluir nome de devedor no Serasa decorrente de dívida prescrita. A decisão é do ministro do STJ Marco Buzzi, ao proferir entendimento já firmado na Corte, no qual o reconhecimento da prescrição afasta a pretensão do credor de exigir o débito tanto judicial quanto extrajudicialmente.

No TJ/SP, colegiado acolheu pedido do devedor e declarou que o banco retire a negativação, pois ainda que persista a existência do direito subjetivo ao crédito, sendo possível realizar o pagamento de forma voluntária, por se tratar de obrigação natural, é inequívoca a impossibilidade de realização cobranças.

Em recurso no STJ, a instituição bancária alegou que a dívida prescrita na plataforma "Serasa Limpa Nome" não configura ato ilícito, pois pode ser cobrada de forma extrajudicial.

Na decisão, o ministro citou decisão firmado pela Corte cidadã, em que "a 3ª turma do STJ, na sessão do dia 17/10/23, no julgamento dos REsps 2.094.303/SP e 2.088.100/SP, consolidou o entendimento segundo o qual o reconhecimento da prescrição afasta a pretensão do credor de exigir o débito tanto judicial quanto extrajudicialmente".

Dessa forma, o ministro entendeu que ao cobrar extrajudicialmente o devedor, o credor está, efetivamente, exercendo sua pretensão, ainda que fora do processo, porquanto não é apenas em juízo que se exercem as pretensões.

Assim, determinou a extinção da cobrança da divida prescrita no Serasa.

 (Imagem: Gustavo Lima/STJ)

Magistrado entendeu que o reconhecimento da prescrição afasta a pretensão do credor de exigir o débito.(Imagem: Gustavo Lima/STJ)

O escritório Matheus Advogados Associados atuou no caso.

Confira aqui a decisão.

Matheus Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP