Moraes apresenta tese sobre populismo extremista em concurso da USP
Ministro participa de concurso público para cargo de professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Da Redação
quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
Atualizado às 17:23
O ministro Alexandre de Moraes apresentou tese final para participação no concurso público para cargo de professor titular da Faculdade de Direito da USP. O tema da dissertação foi "O Direito Eleitoral e o Novo Populismo Digital Extremista - Liberdade de escolha do eleitor e a promoção da Democracia".
- Confira a íntegra da tese.
No estudo, o ministro tratou da legislação sobre o combate à desinformação, notícias fraudulentas, discursos de ódio e antidemocráticos, além da liberdade de escolha pelos eleitores, do acesso à informação e liberdade de expressão.
Outro tópico da tese foi "o poder político das redes sociais e serviços de mensageria privada como o mais novo e eficaz instrumento de comunicação de massa". Moraes tratou ainda da instrumentalização das redes sociais e serviços de mensageria privada contra a Democracia.
Neste mesmo assunto, Alexandre de Moraes dissertou sobre o ataque das "milícias digitais" aos pilares das Democracias em nome do "novo populismo digital extremista".
Por fim, o trabalho apresenta a atuação da Justiça Eleitoral no combate à desinformação, notícias fraudulentas, discursos de ódio e antidemocráticos.