MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Deputados pedem manutenção de programa que beneficia setor de eventos
Perse

Deputados pedem manutenção de programa que beneficia setor de eventos

Governo editou a MP 1202/23 que revoga o programa de forma gradual.

Da Redação

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Atualizado às 10:13

Mais de 300 deputados e senadores assinaram um manifesto pedindo ao governo a manutenção do Perse - Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. Foi realizado, ainda, um ato de mobilização na Câmara dos Deputados em defesa do programa.

O Perse foi criado durante a pandemia de Covid-19 para socorrer o setor de eventos, mas, no final do ano passado, o governo editou a MP 1202/23 que revoga o programa de forma gradual. A MP também previa a reoneração de 17 setores da economia beneficiados pela desoneração da folha de pagamentos. Nesse caso, eles pagavam tributo sobre o faturamento e não sobre a folha, o que beneficia em especial quem tem muita mão de obra.

 (Imagem: Carlos Bassan)

Deputados assinam manifesto pela manutenção de programa que beneficia setor de eventos.(Imagem: Carlos Bassan)

Autor da proposta que deu origem ao Perse, o deputado Felipe Carreras contou que teve duas reuniões com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desmarcadas e cobrou a retomada do programa.

"Estamos ainda à disposição, querendo dialogar. Todo mundo colocou no seu planejamento, no seu pagamento dos impostos, no seu pagamento de dívidas, do crédito tomado, do pagamento da repactuação com o governo das suas dívidas. Como é que acaba numa canetada um dia antes de o ano findar?"

Sobre denúncias de fraudes no programa, Carreras afirmou que, se for o caso, há de se investigar a empresa suspeita, mas isso não pode afetar o programa. Como exemplo, ele citou denúncias contra o programa Minha Casa, Minha Vida, que não por isso servem para acabar com o programa de moradia do governo.

Informações: Agência Câmara