MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sem acordo com gravadora, TikTok remove músicas de Taylor Swift
Briga de gigantes

Sem acordo com gravadora, TikTok remove músicas de Taylor Swift

Billie Eilish e Ariana Grande também estão fora. Briga se dá entre a Universal Music e a empresa responsável pelo app.

Da Redação

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Atualizado às 15:43

O TikTok removeu, nesta quinta-feira, 1°, o catálogo musical de artistas representados pela Universal Music Group do aplicativo A decisão é consequência do desacordo entre a gravadora, que representa artistas como Taylor Swift, Billie Eilish, Ariana Grande e Drake, e a ByteDance, empresa responsável pela rede social. O contrato anterior expirava nesta quarta-feira, 31.

 (Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress)

Músicas de Taylor Swift são removidas do TikTok.(Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress)

Ao buscar pelas músicas de Taylor na rede social, é possível ver que já estão indisponíveis:

 (Imagem: Reprodução)

Músicas de Taylor Swift são removidas do TikTok.(Imagem: Reprodução)

Representantes da Universal acusaram o TikTok de não pagar o devido valor pela obra dos artistas, cujas músicas alimentam a plataforma. Segundo o relatório divulgado pela rede social a anunciantes, o lucro do app ficou próximo de alcançar a marca de U$ 20 bilhões em 2023.

Em carta aberta, a UMG informou que "sua missão é simples: ajudar os artistas e compositores representados pela marca a atingir o maior potencial criativo e comercial possível". Por essa razão, a marca decidiu retirar todos os seus produtos do TikTok.

Além disso, a Universal divulgou ainda que houve desacordo em três pontos durante as discussões: compensação justa para compositores, proteção a artistas contra os malefícios das inteligências artificiais e garantia de segurança online para usuários da rede.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas