MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. 1º Exame Nacional da Magistratura será realizado no dia 14 de abril
Edital

1º Exame Nacional da Magistratura será realizado no dia 14 de abril

As inscrições estarão abertas no período de 7 de fevereiro a 7 de março de 2024.

Da Redação

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Atualizado às 18:06

Foi publicado nesta quinta-feira, 1º/2, o edital do 1º Enam - Exame Nacional da Magistratura, criado pelo CNJ. A prova, de caráter exclusivamente eliminatório, será realizada na data provável de 14 de abril de 2024, com duração de 5h, das 13h às 18h, segundo o horário oficial de Brasília/DF.

A FGV Conhecimento será a banca responsável pela execução do Exame. A partir deste ano, a aprovação no Enam será um requisito obrigatório para todos os candidatos em concursos para juiz.

As inscrições estarão abertas no período de 7 de fevereiro a 7 de março de 2024. Para efetuar a inscrição, a pessoa interessada deverá acessar o site:

O valor da taxa de candidatura é de R$ 120.

Os candidatos farão prova objetiva com 80 questões, elaboradas de forma a privilegiar o raciocínio, a resolução de problemas e a vocação para a magistratura, sobre:

 (Imagem: Reprodução)

Prova terá 80 questões.(Imagem: Reprodução)

Por qual razão será realizado um Exame Nacional da Magistratura?

Segundo o CNJ, o "provão" funcionará como pré-requisito para candidatos que queiram prestar concurso para magistratura e foi criado pelas seguintes razões:

  • Transparência e fortalecimento do caráter nacional da magistratura;
  • Uniformização de nível, valorizando o raciocínio, a resolução de problemas e a vocação para a magistratura, mais do que a mera memorização de conteúdos;
  • Democratização do acesso à carreira da magistratura, tornando-a mais diversa e representativa.

A medida se aplica à Justiça Federal, Estadual, Trabalhista e Militar.

O Exame Nacional da Magistratura é organizado pela Enfam - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, sob supervisão do CNJ, com a colaboração da Enamat - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados do Trabalho.

A nova resolução não se aplica aos concursos com editais já publicados na data da sua entrada em vigor.