MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PF mira Carlos Bolsonaro em investigação de "Abin paralela"
Investigação

PF mira Carlos Bolsonaro em investigação de "Abin paralela"

Operação apura se máquina estatal foi usava para ações ilícitas durante o governo Bolsonaro.

Da Redação

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Atualizado em 30 de janeiro de 2024 09:48

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira, 29, operação para apurar suposto uso ilegal de sistemas da Abin - Agência Brasileira de Inteligência durante o governo Bolsonaro, quando Alexandre Ramagem dirigia o órgão. Segundo divulgado pelo G1, um dos alvos da operação é o próprio filho do ex-presidente, Carlos Bolsonaro.

A operação se dá em continuidade à Operação Vigilância Aproximada, deflagrada na última quinta-feira, 25. Segundo a PF, o objetivo é investigar organização criminosa que se instalou na Abin com o intuito de monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas, utilizando-se de ferramentas de geolocalização de dispositivos móveis sem a devida autorização judicial.

Na decisão que deu início à investigação, ministro Alexandre de Moraes afirmou que o ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem, usou o órgão para fazer espionagem ilegal a favor da família do ex-presidente.

Nesta nova etapa, a Polícia Federal busca avançar no núcleo político e realiza busca e apreensão em contatos de Ramagem, para apurar possíveis destinatários de informações. Um dos locais apontados pela fonte da PF é a Câmara do Rio de Janeiro. Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Angra dos Reis/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF, Formosa/GO e Salvador/BA.

Às 9:52 da manhã, a GloboNews noticiou que a Polícia Federal apreendeu computador da Abin nos pertences do filho de Bolsonaro, em Angra dos Reis.

Correção

Às 17h da segunda-feira, a Globo corrigiu a informação, dizendo que o computador da Abin foi encontrado na casa do militar Giancarlo Gomes Rodrigues, também alvo da operação, e não nos pertences de Carlos Bolsonaro.

 (Imagem: Charles Sholl/Brazil Photo Press/Folhapress)

Carlos Bolsonaro seria alvo da PF em investigação sobre "Abin paralela".(Imagem: Charles Sholl/Brazil Photo Press/Folhapress)

"Um cara fantástico"

Em live realizada neste domingo, 28, Bolsonaro defendeu Ramagem: "um cara fantástico." Negou, ainda, que tenha havido "Abin paralela" - disse que não há provas de que interferia na PF, e que não tinha inteligência, nem da Abin, nem da PF, ou do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Assista a trecho:

"Abin paralela"

Na quinta, 25, Alexandre Ramagem foi alvo de busca e apreensão. Foram apreendidos em endereços dele quatro computadores, seis celulares e 20 pendrives. Entre os aparelhos, haveria um notebook e um celular da Abin.

Os crimes, segundo as investigações, envolviam o uso do software "First Mile", ferramenta de geolocalização que permite identificar as movimentações de pessoas por meio dos celulares delas.

As provas obtidas a partir das diligências executadas pela Polícia Federal indicam que grupo criminoso criou uma estrutura paralela na Abin e utilizou ferramentas e serviços daquela agência de inteligência do Estado para ações ilícitas, produzindo informações para uso político e midiático, para a obtenção de proveitos pessoais e até mesmo para interferir em investigações da Polícia Federal.

Segundo a PF, os investigados podem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS